(DES)INTEGRAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DA INSERÇÃO URBANA DE EMPREENDIMENTO MCMV EM PORTO VELHO – RO
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i2.7976Resumo
O Estado de Rondônia, teve seu processo de ocupação e desenvolvimento balizado principalmente por ciclos extrativistas, gerando uma oscilação econômica e populacional. A ocupação urbana das cidades da Amazônia nesses períodos intensificava-se em decorrência das políticas de desenvolvimento, que incentivavam a colonização da região e em investimentos de infraestrutura, ocasionando um adensamento populacional. Os impactos ocasionados pelo recente ciclo econômico proporcionado pelas implantação das usinas do madeira, sob a tutela do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a capital Porto Velho passa por uma intensa transformação espacial e um inchaço populacional significativo. Este trabalho busca avaliar, através da aplicação da Ferramenta de Avaliação de Inserção Urbana, uma metodologia especifica para os empreendimentos de faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida, até que ponto a implantação do Residencial Cristal da Calama em Porto Velho, têm influenciado na qualidade de vida dos beneficiários, considerando as condições de inserção urbana oferecidas pela nova localização e concentrando as análises focadas em mobilidade urbana, no uso do solo e ao nível de acesso dos serviços públicos e urbanos. Através das análises dos indicadores, estudos, e elaboração de mapeamentos, o resultado foi negativo, trazendo para discussão a forma em que as políticas habitacionais e suas diretrizes, processam a implantação e da escolha ideal da localização dos empreendimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Euler Renan Salles do Carmo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).