DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i3.8152

Palavras-chave:

Acessibilidade , Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, Universidades

Resumo

A inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior apresenta uma série de desafios e oportunidades significativas. Entre os principais desafios estão a falta de infraestrutura adequada, como acessibilidade física nas universidades e a disponibilidade de recursos tecnológicos adaptados. Além disso, há uma carência de profissionais capacitados para atender às necessidades específicas desses estudantes, o que pode comprometer a qualidade da educação oferecida. A resistência cultural e institucional também surge como um obstáculo, pois muitas universidades ainda não estão totalmente preparadas para promover um ambiente inclusivo. A inclusão desses estudantes pode enriquecer o ambiente acadêmico, promovendo diversidade e novas perspectivas. As universidades que investem em acessibilidade e suporte adequado para estudantes com deficiência podem se tornar referência em educação inclusiva, atraindo uma gama mais ampla de alunos e colaboradores. Além disso, a presença de estudantes com deficiência pode impulsionar inovações pedagógicas e tecnológicas que beneficiem todo o corpo discente. O texto destaca as transformações necessárias para uma inclusão efetiva, enfatizando a importância de mudanças tanto nas políticas institucionais quanto nas práticas pedagógicas. Essas transformações incluem a adoção de currículos flexíveis, a implementação de tecnologias assistivas e a criação de um ambiente acolhedor e livre de preconceitos. A abordagem bibliográfica e documental adotada pelo artigo discute a necessidade de um compromisso institucional com a inclusão, passando pela formação continuada de professores e funcionários, e a promoção de uma cultura institucional que valorize a diversidade e a inclusão. Para superar os desafios e aproveitar as oportunidades, é fundamental que as instituições de ensino superior adotem uma postura proativa, promovendo políticas inclusivas que vão além do cumprimento das leis, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que visa assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência.

 

Biografia do Autor

  • Rejane Alves de Souza Vilaforte, Universidade Federal de Rondônia

    Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero-GEPGENERO. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade INTERVALE. Licenciada em Letras- Habilitação: Português e Respectivas Literaturas pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Graduanda em Gestão Escolar - Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR/UAB. Pós-Graduada em Tutoria em
    Educação a Distância - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pós-Graduada em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal do ACRE/UAB. Pós-Graduada em Gestão Pública Municipal - Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR/UAB. Pós-Graduada em Metodologias em Educação à Distância - Faculdade Intervale. Pós-Graduada em Libras - Língua Brasileira de Sinais - Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Técnica em Administração pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

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26/11/2024

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