DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i3.8152Palavras-chave:
Acessibilidade , Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, UniversidadesResumo
A inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior apresenta uma série de desafios e oportunidades significativas. Entre os principais desafios estão a falta de infraestrutura adequada, como acessibilidade física nas universidades e a disponibilidade de recursos tecnológicos adaptados. Além disso, há uma carência de profissionais capacitados para atender às necessidades específicas desses estudantes, o que pode comprometer a qualidade da educação oferecida. A resistência cultural e institucional também surge como um obstáculo, pois muitas universidades ainda não estão totalmente preparadas para promover um ambiente inclusivo. A inclusão desses estudantes pode enriquecer o ambiente acadêmico, promovendo diversidade e novas perspectivas. As universidades que investem em acessibilidade e suporte adequado para estudantes com deficiência podem se tornar referência em educação inclusiva, atraindo uma gama mais ampla de alunos e colaboradores. Além disso, a presença de estudantes com deficiência pode impulsionar inovações pedagógicas e tecnológicas que beneficiem todo o corpo discente. O texto destaca as transformações necessárias para uma inclusão efetiva, enfatizando a importância de mudanças tanto nas políticas institucionais quanto nas práticas pedagógicas. Essas transformações incluem a adoção de currículos flexíveis, a implementação de tecnologias assistivas e a criação de um ambiente acolhedor e livre de preconceitos. A abordagem bibliográfica e documental adotada pelo artigo discute a necessidade de um compromisso institucional com a inclusão, passando pela formação continuada de professores e funcionários, e a promoção de uma cultura institucional que valorize a diversidade e a inclusão. Para superar os desafios e aproveitar as oportunidades, é fundamental que as instituições de ensino superior adotem uma postura proativa, promovendo políticas inclusivas que vão além do cumprimento das leis, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que visa assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência.
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