ANÁLISE DE EVENTOS EXTREMOS NO MÉDIO PARAÍBA DO SUL NO PERÍODO DE 2010 A 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v9i2.7191

Resumo

A precipitação é uma das variáveis hidrológicas de maior importância, por conta de sua influência na dinâmica socioambiental e costumam ser caracterizadas através das relações intensidade-duração-frequência (IDF). Esta caracterização é essencial para a gestão de recursos hídricos. Portanto, o objetivo do trabalho é verificar as chuvas mais intensas na cidade de Barra do Piraí no período de 2010 a 2020 utilizando a metodologia IDF e os dados de estações pluviométricas das cidades de Barra do Piraí e Valença, correlacionando-os com os eventos de cheias registrados na mídia. Para os cálculos de recorrência e probabilidade de chuvas foi utilizada uma curva já existente baseada na série histórica de precipitação em Barra do Piraí. Foram destacados eventos de cheias que aconteceram na cidade. Observou-se que as chuvas intensas ocorreram nas primeiras 24 horas em todos os anos avaliados e o valor mais alto encontrado foi para uma precipitação máxima de 121,2 mm/dia, com uma probabilidade de voltar a ocorrer, de apenas 11,7%. Mesmo com a avaliação de duas estações pluviométricas para a determinação de inundações, foi verificado que outros eventos podem contribuir para o aumento de vazão dos rios e consequentemente causar cheias mesmo sem a identificação de precipitação por meio da estação pluviométrica instalada.

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Biografia do Autor

Elisa Barbosa Marra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Coordenadora na Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, atua no setor de monitoramento de recursos hídricos visando a qualidade de água. Mestranda programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) na UERJ. Engenheira Química pela Universidade de Vassouras, onde exerceu atividade de iniciação científica nas áreas de bioadsorção, reaproveitamento de biomassas provenientes de indústrias alimentícias, simulação de processos e recursos hídricos. 

Marcelo Casiuch, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/ProfÁgua, Pós-Graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1991 e Graduado em Engenharia Civil, com especialização em Recursos Hídricos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1985. Dispõe de vasta experiência na Coordenação de estudos, planos e projetos de engenharia na área de recursos hídricos e meio ambiente, envolvendo infraestruturas voltadas para sistemas de irrigação, drenagem, controle de enchentes, aproveitamentos hidrelétricos, abastecimento d'água e esgotamento sanitário, bem como nas áreas de meio ambiente, hidrologia, hidráulica, ferramentas de auxílio à tomada de decisões, planificação e estratégia de implantação e desenvolvimento de empreendimentos e estudos de viabilidade técnica, socioeconômica e financeira. A atuação técnica e profissional se estende a países, como: Brasil, França, Turquia, México, Panamá, Venezuela, Peru, Equador, Colômbia, Nigéria, Angola, Gabão e Gana.

Abmael de Sousa Lima Junior, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro universitário Maurício de Nassau - Recife (2020) e graduação em Construção de Edifícios pelo Centro universitário Maurício de Nassau - Recife (2014). Atualmente é engenheiro civil - TPF Engenharia Ltda.

Roberta de Melo Guedes Alcoforado, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão dos recursos hídricos, modelagem hidrodinâmica, drenagem urbana, saneamento e estudos ambientais. Concluiu o Doutorado em 2006 pela Universidade Federal de Pernambuco, em Engenharia Civil. É Professora Adjunta da disciplina Saneamento - Esgotamento Sanitário na Universidade de Pernambuco, no curso de engenharia civil. E trabalha como consultoria, nas áreas de recursos hídricos e meio ambiente.

Júlio César da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Pós-Doutorado em Engenharia Civil (ênfase Geotecnia Ambiental) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio - 2012), doutorado em Engenharia Civil (ênfase Geotecnia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio - 2004), mestrado em Engenharia Civil (ênfase Geotecnia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio - 1999), graduação em Engenharia Civil pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (EM / UFOP - 1996), curso técnico em Segurança do Trabalho pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto, atualmente IFMG campus Ouro Preto (ETFOP - 1991) e curso técnico em Metalurgia pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto, atualmente IFMG campus Ouro Preto (ETFOP - 1990). Atualmente, ministra aulas e desenvolve pesquisas em cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Sensu de Engenharia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Universidade Veiga de Almeida (UVA) e no Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC), com ênfase em Engenharia, Ciências Ambientais e Computação. Tais pesquisas são nas áreas de Redução de Riscos e Desastres, Recursos Hídricos, Geotecnia Ambiental, Saneamento Básico e Ambiental, Tecnologia Ambiental e Tecnologias para Apoio ao Ensino das Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Engenharia Civil em Projetos Estruturais, Arquitetônicos, Hidrossanitários e Elétricos como autônomo e em consultorias, perícias e avaliações na área de Recursos Hídricos e Geotecnia. Sócio Proprietário e Responsável Técnico pela PEACE PERÍCIAS AVALIAÇÕES E CONSULTORIAS EM ENGENHARIA LTDA (PEACE Engenharia). Sócio Proprietário e Responsável Técnico pela FJL Consultoria LTDA. Sócio Proprietário pelo Núcleo de Educação Continuada em Engenharia Consultiva (NECEC). Consultor adhoc pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP / MEC).

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Publicado

01/09/2022