ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOL AND IN THE COMMUNITY: A METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR URBAN MICRO BASINS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v9i2.7398

Abstract

Urban micro basins degradation and the need for the involvement of schools and the community in recovery and protection actions motivated the development of an environmental education project in the micro basin of the Jacaré stream, located in the urban area of Várzea Grande, metropolitan region of the capital of Mato Grosso, Cuiabá. This micro basin has a densely urbanized drainage area with poor sanitary and environmental conditions. This project has as main objectives to increase the perception of schools and community as to the environment where they live and, from there, seek joint solutions to improve or minimize the environmental degradation of the place. It is based on three thematic axes: 1- Teacher Training: refers to the realization of a training course in Environmental Education to teachers of public schools in the micro basin; 2- Environmental Education in schools: development of Environmental Education projects in schools; 3 - Community actions: continuous mobilization of residents of the area of influence of Lagoa do Jacaré (region of springs). This methodological proposal, under development since 2015, demonstrates that one of the ways to improve or transform a degraded urban environment is EA with social participation, both in schools and in the community.

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Author Biographies

Selma de Souza Nunes, Secretaria de Educação de Mato Grosso

Doutoranda em ciências ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestra em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso, especialização em genética e evolução pelo grupo UNINTER, graduada em Ciências biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande, UNIVAG. Professora efetiva da rede estadual de ensino em Mato Grosso, atuou junto ao Centro de Formação e Atualização dos Profissionais na Educação Básica, CEFAPRO (2018 a 2020). Desenvolve e participa de projetos de Educação Ambiental voltado a conservação das bacias hidrográficas.

Daniela Maimoni de Figueiredo, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Ciências Biológicas (UFMT - 1991), especialista em Biologia de Ambientes Inundáveis (UFMT - 1995), mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UFMT - 1997), doutora em Ciências (UFSCar - 2007) e pós-doutora em gestão e governança ambiental, com ênfase nos recursos hídricos, na School of Geography and Planning (Cardiff University, Reino Unido ? 2018/2019). De 1995-1998 foi analista ambiental e chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Fundação Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (atual SEMA). Sócia-fundadora e responsável técnica pela empresa Aquanálise - Análises de Água e Consultoria (2000 a 2014). Atualmente é professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Mato Grosso (desde julho/2012), onde foi bolsista de pós-doutorado da Capes (2014 a 2019). Desde 2017 é pesquisadora associada e professora permanente do PPGRH. Membra-fundadora do Observatório de Governança das Águas do Brasil. Atua nas áreas de: i) limnologia e qualidade da água; ii) gestão e governança dos recursos hídricos; iii) educação ambiental.

Ibraim Fantin-Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Biológicas e Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS), e formação complementar nas áreas de Monitoramento Hidrológico e Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos. É atualmente Professor Adjunto do da Universidade Federal de Mato Grosso, lotado no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO-MT), vice-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Sepotuba (CBH-Sepotuba), membro do Comitê de Bacia do Jaurú (CBH-Jaurú) e Editor Associado da Revista Brasileira de Recursos Hídricos (RBRH). Orienta no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, onde desenvolve pesquisas na área de Ciências Ambientais que integra Hidrologia, Sedimentologia e Gestão de Recursos Hídricos. 

Published

01/09/2022

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