EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO 8º ANO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA ZONA LESTE DE MANAUS – AM
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7333Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar na perspectiva inclusiva, como o ensino e a formação do pensamento geográfico é compreendido por alunos com deficiência do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal,localizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.Dentre os objetivos específicos teve a finalidade: identificar o quantitativo de alunos com deficiência matriculados na escola no ano letivo de 2022; apontar os desafios da prática docente para o desenvolvimento de uma educação geográfica ao ministrar aulas para alunos com deficência e promover uma educação inclusiva; Possibilitar as metodologias que podem contribuir no processo de ensino aprendizagem da disciplina de Geografia para alunos com deficência do 8º ano do ensino fundamental II.A metodologia utilizada na pesquisa bibliográfica sobre Educação Inclusiva e Ensino de Geografia, a pesquisa documental em Leis, decretos e parâmetros, a pesquisa estatística em planilhas da quantidade de alunos com deficiência atendidos pela escola no ano letivo de 2022, e a pesquisa de campo que se desenvolveu por meio de uma pesquisa-ação na perspectiva da educação inclusiva com alunos com deficiência matriculados no 8º ano do ensino fundamental II de uma escola municipal de Manaus do ano letivo de 2022.Para atingir tais resultados, foi feito um levantamento do quantitativo de alunos matriculados na instituição e das metodologias utilizadas pelo professor de geografia no processo de inclusão desses alunos, pois ao abordar o ensino da geografia na educação básica,deve-se considerar as metodologias de inclusão de alunos com deficiência para alcançar o processo de ensino e aprendizagem.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Soraia Castro dos Santos, Professora Mestra Francilene Sales da Conceição
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este trabajo está licenciado con una Licencia Internacional CreativeCommons Reconocimiento-NoComercial-SinDerivados 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Internacional CreativeCommons Reconocimiento-NoComercial-SinDerivados 4.0 que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y se alienta a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver El Efecto del Acceso Libre).