CARACTERÍSTICAS DA PAISAGEM NA MICROBACIA ÁGUA LIMPA, AMAZÔNIA OCIDENTAL, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v9i2.7219

Resumo

agrícola, e gestão integrada dos recursos naturais. Logo, o objetivo do trabalho foi realizar a caracterização geométrica, topográfica e hidrográfica da microbacia Água Limpa, Amazônia Ocidental, Brasil. Para a caracterização foram utilizados os softwares Google Earth e QGIS 2.10.1, e dados da literatura. A microbacia Água Limpa tem área de 99,32 km2, perímetro de 71,85 km, forma alongada, altitudes entre 204 a 590 m, predominância dos relevos suave ondulado e ondulado, 81,15% da área apta a extremamente apta à mecanização agrícola, 81,88% da área com baixa influência na propagação de incêndios, rede hidrográfica de 228,58 km, padrão dendrítico de 6ª ordem, média densidade de nascentes, alta densidade de drenagem, coeficiente de manutenção de 434,5 m2 m-1, canal principal divagante e tempo de concentração de 7,04 h. A microbacia tem características favoráveis ao desenvolvimento da agropecuária, contudo, é necessário adotar práticas de manejo conservacionista do solo, e manter a cobertura florestal na zona ripária e áreas de reservas legais, para conciliar o crescimento econômico e a conservação dos recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Cleiton Schmidt Cavalheiro, Cavalheiro Engenharia Rural Empresarial LTDA

Engenheiro Florestal e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2015 e 2018). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Rolim de Moura - FAROL (2016). Possui formação de Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola Vale do Guaporé - RO (2009).

Jhony Vendruscolo, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Rondônia (2007), mestre em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2012), e doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atua principalmente nas áreas: manejo de bacias hidrográficas, análise espacial e temporal da cobertura do solo, indicadores de  qualidade do solo e da água, avaliação de áreas desertificadas, recuperação de áreas degradadas, planejamento ambiental, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Downloads

Publicado

01/09/2022