AS COMPETÊNCIAS PEDAGOGICAS DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA: SEDUC/RO ATRIBUIÇÕES E PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v2i2.1776Resumo
Este artigo propõe-se a ser difusor das habilidades e competências que o licenciado na ciência geográfica deve possuir ao assumir uma cátedra de professor em geografia no estado de Rondônia. Percebeu-se que o ensino da geografia deve possuir uma abordagem mais marcante para evidenciar as categorias de análises geográficas, essas identificadas como: Espaço, Lugar, Região, Território, Paisagem, e as sub categorias territorialidade, espacialidade, área, relevo, dentre outras, sem aparecerem que fossem apenas informações distantes da realidade do aluno, e em algumas vezes tão superficial que os alunos não identificam onde há intrínseco à abordagem geográfica, talvez por isso nas séries iniciais algumas vezes a disciplina de geografia é confundida com a de história. Destarte, percebe-se que nas instituições públicas de ensino fundamental e médio existem algumas deficiências no que diz respeito a instigar ao aprendizado aos assuntos da disciplina de Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).