A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA NA OBRA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v7i1.5057

Palavras-chave:

Questão agrária, João Cabral de Melo Neto, O Rio, Morte e Vida Severina, Brasil.

Resumo

No decorrer dos decênios, a conjuntura agrária brasileira experimentou diversas transformações, especialmente com a adesão ao pacote tecnológico oriundo da Revolução Verde. No entanto, algumas características permanecem no campo e na agricultura nacionais há décadas, como a elevada concentração fundiária, a degradação ambiental, a desigualdade, a violência e a exploração do trabalho agrícola. Diversos literatos, como Euclides da Cunha, João Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto, descrevem em suas obras importantes aspectos associados à questão agrária, sobretudo no Nordeste brasileiro. Sob esse prisma, o objetivo do estudo foi identificar e avaliar os principais elementos da problemática agrária nacional presentes nos textos de João Cabral de Melo Neto, cuja obra denuncia vários problemas que assolam o campo brasileiro. Nesta perspectiva, foram analisadas as seguintes obras de sua autoria: O rio (1953) e Morte e vida severina (1955). A pesquisa bibliográfica foi o principal procedimento metodológico adotado, com o intuito de conjugar referências bibliográficas concernentes à agricultura e ao campo nacionais a textos científicos que discutam a obra de Melo Neto na análise dos textos escolhidos. Ademais, a análise documental também integrou a metodologia da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Guedes Vilas Boas, Doutor em Geografia - Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Licenciado e Bacharel em Geografia - Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Ciências Humanas e Saúde - Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Geografia - Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Geografia - Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Larissa Oliveira Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Discente do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Downloads

Publicado

22/07/2020

Edição

Seção

Artigos