CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITACAIÚNAS/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v9i2.7210

Resumo

A bacia hidrográfica é imprescindível em estudos ambientas com foco na avaliação de impactos de ordem física ou sociais, tida como fundamental para análise do recurso hídrico e da dinâmica ambiental, é a unidade mais adequada para o planejamento e gestão. Nesse sentido, o presente trabalho buscou analisar os componentes físico-naturais da bacia hidrográfica do Itacaiúnas, capazes de demonstrar os processos da natureza enquanto dinâmica sistêmica da unidade de planejamento. O tipo de pesquisa empregado nesse trabalho foi a bibliográfica e o estudo de caso, o método utilizado foi o sistêmico, buscando assim, analisar as partes de forma inter-relacionadas para então, compreender o todo. Para a elaboração dos mapas, foi utilizado o Qgis 3.16, versão mais estável do software. Como resultado, foram confeccionadas três tabelas, nove mapas e uma figura, sendo as tabelas: porcentagem das unidades geomorfológicas, características morfométricas da bacia, classes de declividade em porcentagem; os mapas: mapa base, geomorfológico, pedológico, de vegetação, uso e cobertura da terra, unidades de conservação, recursos minerais, declividade e o mapa hipsométrico, além de uma figura representando os principais problemas ambientais da bacia. Assim, esse trabalho destacou a importância de se pesquisar a bacia hidrográfica a partir de uma visão sistêmica e, ao realizar a caracterização dos aspectos físico-naturais da área de estudo, foram identificadas também as problemáticas ambientais presentes na região. Informações que, além de contribuir com o desenvolvimento científico da região Amazônica, também poderá subsidiar o planejamento ambiental da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kassia Raylene Sousa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2019). Atualmente é Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana, vinculada à linha de pesquisa "Dinâmica Natural e Análise Socioambiental" e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi membro do laboratório de Cartografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, desenvolvendo pesquisas relacionadas à estudos geomorfológicos em bacias hidrográficas a partir do uso de técnicas de mapeamento morfométrico. Foi bolsista PIBID/CAPES pesquisando o ensino de geografia, com ênfase na geografia urbana. Foi monitora das disciplinas de Fundamentos das Geociências e Análises de Bacias Hidrográficas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Durante sua formação acadêmica, integrou os laboratórios de Cartografia e Geografia Física, desenvolvendo pesquisas sobre bacias hidrográficas e desenvolvimento de técnicas cartográficas e de geoprocessamento. Foi professora da educação básica pela Secretaria Municipal de Educação do município de Marabá-PA, entre os anos de 2018 a 2020, atuando em escolas das zonas urbana e rural. Tem experiência nas áreas de: Planejamento Ambiental, Análise de Bacias Hidrográficas, Geomorfologia Fluvial, Cartografia Escolar e Ensino de Geografia.

Maria Rita Vidal, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Concluiu Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2014), e o Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Possui Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia (2004). Desde 2016 é Professora efetiva da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Em 2021 passou a compor o quadro docente Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará - UFPA. Compõe o quadro de pesquisadores do Observatório da Gestão Costeira no Estado do Pará. É pesquisadora dos grupos de pesquisas: GEEASPA e Geômeros - Geossistemas modelização gráfica com recursos orbitais de sensores multiespectrais e Líder do grupo de Pesquisa CNPq Geoecologia das Paisagem e Sistemas Geoinformativos. Com experiências nas áreas da Geoecologia da Paisagem; Análise e planejamento ambiental.

Downloads

Publicado

01/09/2022