CEMITÉRIO DOS AFLITOS E O SEPULTAMENTO DE MEMÓRIAS NEGRAS NO BAIRRO DA LIBERDADE EM SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i2.7966

Resumo

O presente artigo visa compreender e analisar o bairro da Liberdade, em São Paulo, como um campo de disputas que se dá entre o preterimento e o esquecimento de séculos da história negra e indígena e a supervalorização da presença e da cultura oriental. A partir da existência do Cemitério dos Aflitos e da Capela de Nossa Senhora das Almas dos Aflitos, símbolos da presença negra na Liberdade, percebeu-se que se perpetuam políticas que objetivam no apagamento da memória negra e africana, que são suprimidas diante da descaracterização de um “típico” bairro japonês. A liberdade, então, se torna um território que abriga dois mundos opostos e conflitantes, onde um deles é sepultado e esquecido.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leide Joice Pontes Portela, Universidade Federal de Rondônia

Doutoranda no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia  - UNIR, atualmente realiza estágio de Doutorado-Sanduíche na Universidade Eduardo Mondlane - UEM, em Maputo, Moçambique, África. É pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Modos de Vida e Culturas Amazônicas, vinculado a UNIR. 

Referências

BERQUE, Augustin. Paisagem-marca, paisagem-matriz: elementos da problemática para geografia cultural. In: Geografia Cultural: Uma antologia vol. I. Orgs: Roberto Lobato Corrêa, Zenyh Rosendahl. – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. - 1ª ed. - São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. - 2ª ed. Revista - São Paulo: Global, 2007.

GOMES, Flávio dos Santos Gomes. A hidra e os pântanos: mocambos, quilombos e comunidades de fugitivos no Brasil (Séculos XVII-XIX). - São Paulo: Ed. UNESP: Ed. Polis, 2005.

GONZALEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar, 2020

GUIMARÃES, Geny Ferreira. Rio Negro de Janeiro: olhares geográficos de heranças negras e o racismo no processo-projeto patrimonial. [tese de doutorado] - Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, 2015.

HARVEY, David. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. Tradução de Jeferson Camargo. – São Paulo: Martins Fontes – Selo Martins, 2014.

HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence. A invenção das tradições. – Tradução de Celina Cavalcanti – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

MOURA, Clóvis. Quilombos: resistência ao escravismo. - 1ª ed. - São Paulo: Expressão Popular, 2020.

MISSIATTO, Leandro Aparecido Fonseca. Memoricídio das populações negras no Brasil: a atuação das políticas coloniais do esquecimento. Revista Memórias em Rede, Pelotas, v. 13, n. 24, 2021.

ONAGA, Mario Takeyoshi. Um espaço de cultura e memória no bairro da Liberdade em São Paulo. [trabalho final de graduação] - Curso de graduação bacharelado em arquitetura e urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: file:///D:/Downloads/TFG_2022_1_Mario_Onaga.pdf

PAIVA, Odair da Cruz. Da Glória à Liberdade: a memória em disputa num território paulistano. XXV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP: história, desigualdades e diferenças, 2020.

SEVCENKO, Nicolau. A cidade metástase e o urbanismo inflacionário: incursões na entropia paulista. Revista USP, n. 63, p. 16-35, São Paulo, 2004.

REVISTA MUSEU. Sítio arqueológico Cemitério dos Aflitos, na Liberdade (SP), é cadastrado pelo Iphan, 2020. Disponível em: https://www.revistamuseu.com.br/site/br/noticias/nacionais/8039-02-03-2020-sitio-arqueologico-cemiterio-dos-aflitos-na-liberdade-sp-e-cadastrado-pelo-iphan.html

REIS, João José. Revoltas escravas. In: Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. Lilia Schwarcz e Flávio Gomes (orgs.). - 1ª ed. - São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evolução e o sentido do Brasil. - São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SANTOS, Milton. As cidadanias mutiladas. In: O preconceito, São Paulo, IMESP, 1996-1997.

Downloads

Publicado

04/07/2024

Edição

Seção

Artigos