O Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Afros e Amazônicos (GEPIAA), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), foi oficialmente instituído em 2004. Desde essa época o grupo tem se empenhado na pesquisa sobre as populações afros e indígenas na região amazônica e na publicação de artigos em diferentes periódicos e, em especial, na publicação de um conjunto de livros que compõem a serie conhecida como Afros e Amazônicos. O desafio agora é transformar essas publicações sazonais em uma revista eletrônica: Afros & Amazônicos.

Através dessa chamada geral, queremos apresentar a nova revista aos pesquisadores e pesquisadoras e ao público em geral. A revista tem como missão publicar artigos científicos originais de Mestres e Doutores em História e áreas afins. Como um espaço de discussão e divulgação de pesquisa, também acolhe resenhas e outras formas de representações sociais, culturais, étnicas e históricas. Os objetivos da revista são: 1) Publicar estudos científicos em História e áreas afins sobre as populações afro-amazônicas em relação ao seu desenvolvimento, etnicidade, territorialidade, sustentabilidade, educação, saúde e cultura; 2) Publicar estudos científicos em História e áreas afins sobre os povos indígenas na Amazônia a partir de uma perspectiva interdisciplinar valorizando a oralidade e a etnografia como categorias de fontes históricas privilegiadas para a discussão da história indígena; 3) Disponibilizar um espaço social para o debate histórico-científico sobre questões de dominação e resistência, racismo, gênero, cotas sociais, etnicidade, territorialidade, cultura, educação, diversidade, religiosidades e religiões no espaço amazônico; 4) Colecionar e publicar documentos históricos (inclui diversas formas de representações sociais, culturais, étnicas e históricas) referentes às populações amazônicas.

Seguindo os objetivos, a revista está formatada em três sessões: na primeira, serão publicados artigos acadêmicos; na segunda, resenhas de obras raras ou novas; e na terceira, o que temos chamado de documentos históricos. Em todas essas sessões, os artigos, as resenhas e os documentos históricos, embora possam ser abordados interdisciplinarmente, devem estar vinculados aos temas da Diáspora Africana e da História Indígena de modo geral; ou seja, estudos sobre as sociedades africanas e indígenas em diversos espaços e recortes temporais.

Ao todo, pretendemos publicar dois números anuais. Nossa ideia é que o primeiro número saia já em agosto de 2020 e o segundo em dezembro. A revista é organizada por uma equipe editorial e conta com um Conselho Editorial internacional. Os artigos poderão ser assinados por doutores, mestres e seus orientandos. Cada artigo poderá contar com até 30 folhas, cabendo o uso de mapas, imagens, tabelas, planilhas e reproduções documentais. Ficam, pois, convidados os pesquisadores e pesquisadoras que se dispuserem a contribuir com esse primeiro número ou com os demais. As normas podem ser consultadas em Diretrizes para Autores.