Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço entre-linhas 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Artigos
Política padrão de seçãoESPECIAL
Sessão específica para autores convidadosDossiê Temático: “Infâncias e Cultura escolar: tempos, espaços e linguagens
O lugar e o papel que a infância desempenha na sociedade e na cultura escolar são temáticas presentes em debates atuais, tanto no campo social mais amplo quanto no educacional. Dar vozes às crianças e ter uma atenção ao que elas transmitem, através dos olhares, gestos e falas são basilares para a construção de espaços educacionais acolhedores e que propiciem o pleno desenvolvimento infantil.
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010, p. 12) a criança é “Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade [...], produzindo cultura”.
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), ratifica essa concepção de infância e propõe uma organização curricular a partir de direitos de aprendizagem e campos de experiências, reconhecendo e valorizando a importância das interações sociais, do brincar, do fantasiar e do experienciar para o desenvolvimento infantil.
Para a implementação de tais propostas é necessário criar condições para que os bebês e as crianças pequenas possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocados a resolvê-los.
O Dossiê Temático da Revista Culturas & Fronteiras, objeto desta Chamada, pretende propiciar um debate crítico acerca do lugar da infância no contexto educacional, nesse sentido, serão bem-vindos artigos acadêmicos que analisem e reflitam sobre os desafios da infância na cultura escolar, incluindo creche e pré-escola, no que concerne ao currículo, aos espaços e às linguagens peculiares do universo infantil.
Serão selecionados entre 12 a 20 artigos, garantindo-se a diversidade institucional, regional e temática. Os textos a serem submetidos devem estar em conformidade com todas as normas da Revista, disponíveis em Diretrizes para Autores.