O ESPANHOL NAS ESCOLAS DE FRONTEIRA, E A NECESSIDADE DE INCLUÍ-LO NA GRADE CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ-MIRIM/RO

Autores/as

Resumen

RESUMEN

El estudio presentado aquí muestra cómo es posible incluir el español en el plan de estudios de las escuelas del municipio de Guajará-Mirim, destacando su necesidad y las posibilidades que este idioma traerá a los residentes de ciudades fronterizas. A través de la monografía realizada durante el curso de pedagogía, se emergió y se buscó profundizar en el conocimiento e investigación sobre el tema mencionado. Para brindar una mayor claridad sobre el estudio, optamos por realizar una investigación cualitativa, fundamentada en estudios bibliográficos, profundizando en el proceso histórico de implementación del idioma español y en cómo se está trabajando para garantizar su permanencia en la educación básica. Los resultados mostraron estrategias para incluir el español en el plan de estudios, tanto a nivel nacional como municipal.

Palabras clave: Español, Frontera, Lenguas fronterizas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Alves, Universidade Federal de Rondônia campus Jorge Vassilakis

Biografia de Juliana dos Santos Alves:

Nasceu em 16 de novembro de 1990 em Porto Velho, Rondônia. Atualmente, ela reside em Guajará-Mirim, também em Rondônia. possui formação em Pedagogia, onde adquiriu uma sólida base educacional.

Com uma personalidade dinâmica e comunicativa, é uma profissional que se destaca por sua habilidade em trabalhar em equipe. Ela possui amplo conhecimento no uso de computadores, seja para realizar edições e formatações de textos, seja para pesquisar informações pela internet. Sua capacidade de compreensão, expressão e comunicação é notável, tornando-a uma profissional versátil em diferentes contextos.

Tem uma afinidade especial com crianças e demonstra uma excelente capacidade de interação com elas. Durante seu estágio na educação infantil, obteve uma nota máxima, destacando-se pelo seu comprometimento e dedicação. Além de seu trabalho, tem interesses amplos e busca constantemente estudar e aprender. Ela acredita que o conhecimento é uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e profissional. Sua filosofia de vida é baseada em ajudar sempre que possível, evitando prejudicar qualquer pessoa. É conhecida por sua generosidade e empatia, buscando fazer a diferença na vida das pessoas ao seu redor.

Juliana dos Santos Alves é educadora comprometida, com habilidades sociais excepcionais e uma paixão por contribuir para a educação e o desenvolvimento das crianças. Sua dedicação, ética de trabalho e atitude positiva são características que a destacam em sua área de atuação.

Zuíla Santos, Universidade Federal de Rondônia campus Jorge Vassilakis

Pós-doutoranda em Educação pela UFPR, Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, possui graduação em Pedagogia é Psicopedagoga (UNIR/RO), especialista em Gestão Escolar, Metodologia do Ensino Superior e Tecnologias na Educação. Mestre em Ciências da Linguagem (UNIR/RO). Tem experiência na Educação a Distância, na Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação, desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas da Educação; Linguagens, Formação de Professores; Escola em Fronteiras Internacionais e Migrações; Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas – GEIFA.

Publicado

30/12/2023