A língua como fator de inserção de haitianos no mercado de trabalho em Porto Velho

Autores

  • Cleonete Martins Aguiar Universidade Federal de Rondônia
  • Marília Pimentel Cotinguiba

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.5.1318

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise das informações coletadas em pesquisa de campo, feita através de visitas, coleta de dados a partir de documentos e entrevistas em duas empresas contratantes de haitianos na capital de Rondônia. Nesse contexto, buscou-se identificar e analisar, através das informações levantadas, como, por meio da língua, as empresas, em Porto Velho, tem recebido os imigrantes haitianos, quais as suas estratégias de contratação e integração funcional. Com a análise foi possível inferir, que as estratégias de contração de imigrantes perpassam pela questão língua/cultura, seja a língua como eixo principal ou como estratégias secundárias a partir de situações problemas que necessitam de uma maior atenção com a questão da língua/cultura e comunicação. Nossa pesquisa objetiva, trazer dados e informações relevantes que possam somar e colaborar com os estudos linguísticos e com estudos sobre esse novo fluxo migratório na Amazônia Ocidental.

 

Palavras-chave: Imigração haitiana. Língua/cultura. Trabalho.  

Biografia do Autor

  • Cleonete Martins Aguiar, Universidade Federal de Rondônia

    Cleonete Martins de Aguiar – Aguiar, Cleonete M.

    Mestranda do Programa de Mestrado em Letras da Universidade Federal de Rondônia- UNIR. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNIR). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. É membro do Grupo de Pesquisa Migrações, Memória e Cultura na Amazônia Brasileira – UNIR. Atualmente é professora da Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON.    É professora formadora no EaD do Instituto Federal de Rondônia – IFRO. Exerce a função de Coordenadora do Núcleo das Disciplinas Integradas – UNIRON. Tem experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Filosofia. Realiza pesquisa na área de migrações contemporâneas, imigração haitiana, língua e trabalho.

Downloads

Publicado

14/07/2015

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A língua como fator de inserção de haitianos no mercado de trabalho em Porto Velho. (2015). Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 1(5), 22-42. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.5.1318