HOMOFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

Autores

  • Marivalda Vitorino Cunha Faculdade de Pimenta Bueno (FAP)
  • Juliana Haetinger Furtado União Das Escolas Superiores De Rondônia (UNIRON)

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.4.n.2.2048

Palavras-chave:

Homofobia. Escola. Direitos. Estudantes. Professores.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa sobre o Tema Homofobia no contexto Escolar. Esta pesquisa foi realizada em uma Escola Rural do Município de Porto Velho –Rondônia, Brasil. O objetivo foi avaliar e o comportamentos dos alunos homossexuais, a forma de abordagem deste tema por parte de professores no espaço escolar,  bem como o convívio entre os integrantes homossexuais e heterossexuais do estabelecimento de ensino, A Metodologia adotada para essa pesquisa foi método indutivo, alicerçado por leituras baseadas em autores como Michel Foucault e Regina Fachine, além de legislação própria sobre os direito de cada pessoa. Esta pesquisa constituiu na observação de alunos e professores dentro do espaço físico escolar, com aplicação de questionários a três  alunos e três  professores, ambos pertencentes à Modalidade de Ensino de Educação de Jovens e Adultos-(EJA) com o intuito de identificar a forma de abordagem da temática desta. Esta pesquisa teve caráter qualitativo, pois foi realizada por meiode pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados apontam a presença de preconceito em relação ao tema para com os estudantes homoafetivos, mesmo de forma sutil,  tanto por parte dos professores quanto dos demais estudantes.  A partir disso, esta pesquisa teve como finalidade fornecer subsídios para estabelecer um posionamento interpessoal, de respeito à diversidade de valores, crenças e comportamentos entre os estudantes e o corpo docente.

Biografia do Autor

  • Marivalda Vitorino Cunha, Faculdade de Pimenta Bueno (FAP)
    Formada em Pedagogia com ênfase em Orientação Educacional (FATEC-RO), Pós Graduada em Coordenação Pedagógica (UNIR-RO), Mestra em Ciência da Educação (UTIC-Assunção). Atuando ha 10 anos em Escolas do Campo, trabalho com meninos e meninas de rua, através da SEMAS/CRAS, Funcionária Pública no Municipio de Porto Velho, Estado de Rondônia.
  • Juliana Haetinger Furtado, União Das Escolas Superiores De Rondônia (UNIRON)

    Professora na União Das Escolas Superiores De Rondônia (UNIRON)

Downloads

Publicado

28/02/2017

Como Citar

HOMOFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO. (2017). Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 4(2). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.4.n.2.2048

Artigos Semelhantes

1-10 de 70

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.