“SEU NOME RIMAVA COM HAKUNA MATATA”: UM ESTUDO SOBRE O CONTO “NO SEU PESCOÇO” DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

Autores

  • Francielle Maria Modesto Mendes Universidade Federal do Acre

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar o conto “No seu pescoço”, publicado no livro de mesmo nome, de autoria da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. No trabalho de análise, observa-se de que forma os Estados Unidos e seu povo são representados e estereotipados a partir do olhar do colonizado – a personagem Akunna, que é nigeriana, nascida em Lagos; quais elementos das culturas africanas (nigeriana) continuam presentes na vida da personagem principal mesmo quando ela se muda para o estado de Maine e, posteriormente, Connecticut. Além de identificar o preconceito racial vivido pela personagem ao estabelecer um relacionamento amoroso com um homem estadunidense branco. Para embasar o estudo, será discutido o conceito de “terceiro espaço”/hibridação cultural, do Homi Bhabha, e o pensamento abissal, de Boaventura de Sousa Santos, além das ideias de autores como Stuart Hall, Grada Kilomba, Djamila Ribeiro, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Maria Modesto Mendes, Universidade Federal do Acre

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora do curso de Jornalismo e da pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Downloads

Publicado

13/09/2021

Como Citar

Mendes, F. M. M. (2021). “SEU NOME RIMAVA COM HAKUNA MATATA”: UM ESTUDO SOBRE O CONTO “NO SEU PESCOÇO” DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 14(3). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/5251