"Boca de lobo": imagens poéticas e perturbação em um cenário de crises

Autores

  • Lucas Toledo de Andrade Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.14.n.1.5375

Resumo

Este artigo pretende tratar da produção do músico e compositor Criolo, a partir da leitura da canção e do videoclipe “Boca de lobo”. O foco deste trabalho é perceber o modo como os elementos formais presentes nesta produção possibilitam uma discussão a respeito da noção de perturbação ao observar os discursos artísticos contemporâneos, permitindo ainda a reflexão sobre o discurso histórico brasileiro e a relação entre a arte e realidade em um cenário de crises democráticas e de ascensão de ideias conservadoras e totalitárias. Para isso, serão usadas discussões trazidas por Walter Benjamin (2012), Maria Angélica Melendi (2017), Jeanne Marie Gagnebin (2018), Octavio Paz (1994) e outros autores.

 

This article intends to treat of the production of musician and composer Criolo, from of reading of song and of video clip “Boca de lobo” (2018). The focus of this essay is to understand the how the formal elements present in this production enable a discussion about the notion of perturbation observing the contemporary artistic discourses, allowing reflection about the historical discourse in a scenario of democratic crises and of rise of conservative and totalitarian ideas. For this, will be used discussions brought by Walter Benjamin (2012), Maria Angélica Melendi (2017), Jeanne Marie Gagnebin (2018), Octavio Paz and other authors.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Toledo de Andrade, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Doutor em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Professor da área de Literatura na Universidade Pitágoras Unopar e da Universidade Anhanguera Uniderp, modalidade a distância.

Downloads

Publicado

15/05/2021

Como Citar

de Andrade, L. T. (2021). "Boca de lobo": imagens poéticas e perturbação em um cenário de crises. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 14(1). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.14.n.1.5375