ADC SEGUNDO A ALTERIDADE E O PRAGMATISMO
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.13.n.2.5785Resumo
O estudo detém como proposta investigar as interfaces possíveis entre a tríade das ciências humanas da literatura/educação e linguagem, segundo a análise crítica e perspectiva ética de alteridade primordialmente de Habermas no que tange aos preceitos de identidade e cognição psicológicos, pelo que esse é o objetivo primordial e central deste artigo; Para tanto, foi necessário trazer brevemente, através de uma ótica multidisciplinar, os modelos comunicacionais e teóricos, bem como que os elementos e processos da comunicação; Nesse sentido, o aporte referencial teórico primordialmente usado foi a teoria múltipla habermasiana e o simbologismo bourdieusiano; A metodologia lançada/usada foi a revisão sistemática e biliográfica, de cunho descritivo e exploratório, com o uso de dados secundários e Brainstorming, conformando e demonstrando o método extensivo e reflexivo de trabalho escolhido; Os resultados parciais apontam para a interdisciplinariedade na interface psicologia cognitiva e ação comunicativa, constatada pela revisitação detalhada dos conceitos de enunciado, praxis ideológica, semântica, dialogismo, dentre outros;Downloads
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Publicado
08/12/2020
Como Citar
Sampaio, G. (2020). ADC SEGUNDO A ALTERIDADE E O PRAGMATISMO. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 13(2). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.13.n.2.5785
Edição
Seção
ARTIGOS