A questão dos gêneros literários na expressão amazônica de Hélio Rocha, Nair Gurgel do Amaral e Rubens Cavalcante.

Autores

  • José Eduardo Martins de Barros Melo Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Maria Elizabete Sanches Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.2.7062

Palavras-chave:

Literatura, Cultura, Identidade, Regionais

Resumo

Nas últimas quatro décadas o mundo voltou seu olhar para os movimentos da cultura e da história de expressão amazônica, atentando-se aí para a variedade da produção literária em suas diversas nuances, ora tendendo para uma relação muito próxima com a história, ora com a cultura e ora redimensionando sua visão até a renovação da literatura infantil em seus desdobramentos, que na obra de alguns autores se caracteriza como leitura de expressão regional. Este trabalho pretende investigar como se dá o processo de construção da linguagem identificada enquanto marca formal do discurso de Hélio Rocha, Nair Amaral e Rubens Vaz Cavalcante a partir de elementos presentes na cultura regional, em especial, a de Rondônia e do Amazonas, tomando-se para isso os livros Gaivotas, Abc...zônia e O menino e o rio, respectivamente. Para tanto, utilizaremos as variantes conceituais e as relações entre cultura, linguagem e identidade regional. Nesse sentido o texto retoma como eixo teórico o pensamento de Terry Eagleton sobre de que forma “o complexo de valores, costumes, crenças e práticas que constituem o modo de vida de um grupo específico” (EAGLETON, 2005, p. 55) se torna fator determinante da formação cultural de um povo, bem como, as especificidades das reflexões de Stuart Hall, Walter Mignolo e Zygmunt Bauman sobre identidade cultural, desobediência epistémica e modernidade líquida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Nair Ferreira do Gurgel. ABC... zônia: Dicionário zoocultural da Amazônia. Porto Velho: Rondônia. Temática Editora, 2021.

AMARAL, Nair Ferreira do Gurgel. Carapanã encheu, voou: o “portovelhês”. Porto Velho: Rondônia. Temática editora,2015.

AMARAL, Nair Ferreira do Gurgel. Farinha pouca, meu pirão primeiro: à mesa com os ribeirinhos. Porto Velho: Rondônia, 2015.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.

CAVALCANTE, Rubens Vaz: O menino e o Rio. Porto Velho: Rondônia, Temática Editora, 2017.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: SP. Editora Unesp, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: RJ. DP&A EDITORA, 2011.

MIGNOLO, Walter. Desobediência Epistêmica: a opção descolonial e o significado da identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, Niterói, n.34, p. 287-324, 2008.

ROCHA, Hélio. Gaivotas. São Paulo: Guaratinguetá, 2015.

ROCHA, Hélio. Maciary, ou para além do encontro das águas. Rio Branco: Acre, 2018.

Downloads

Publicado

13/10/2022

Como Citar

Melo, J. E., & Sanches, M. E. (2022). A questão dos gêneros literários na expressão amazônica de Hélio Rocha, Nair Gurgel do Amaral e Rubens Cavalcante. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 15(2), 142–153. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.2.7062