A história das crianças que plantaram um rio

uma proposta de letramento literário para o 6º ano do ensino fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7796

Palavras-chave:

Letramento literário, Leitura literária, Sequência básica, Literatura

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma proposta de letramento literário numa perspectiva didática, a partir da sequência básica de Rildo Cosson com a obra literária A história das crianças que plantaram um rio, do escritor Daniel da Rocha Leite. A educação atual passa por desafios e há uma gama de fatores que devem ser levados em consideração para alcançar os objetivos e anseios dos educadores, discentes e da sociedade em geral quanto ao que se espera do cidadão enquanto leitor. Nesse cenário, a literatura na escola tornou-se uma ferramenta de interpretação e resgate cultural, desenvolvendo em cada leitor um pertencimento ao mundo criado e apresentado pela leitura literária. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o aluno tem que ser capaz de produzir e expressar suas ideias, interpretando diversas linguagens para se tornar um cidadão crítico capaz de construir seu próprio conhecimento. Baseando-se nessa premissa, este artigo busca contribuir com o conhecimento sobre leitura e letramento na prática escolar, utilizando a sequência básica com as seguintes etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação.  Metodologicamente, com os basilares da pesquisa bibliográfica e analítica, pretende-se sugerir o processo de letramento proposto por Cosson relacionando a obra e suas características textuais, provocando ao longo do processo de letramento, aqui exposto, o conhecimento social e cultural que possam aprimorar os aspectos interpretativos. Assim, pretendemos salientar a valorização da cultura ribeirinha em diferentes aspectos, ampliando a compreensão de mundo dentro do universo infantil, fazendo com que a Literatura seja uma ferramenta de construção cultural e de conhecimento. A presente proposta didática proporciona a formação do leitor literário e seu enriquecimento de mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2017.

COSSON, Rildo. Como criar círculos de leitura na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2021.

COSSON, Rildo. Letramento Literário – teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

GOMES ORTIZ, Iza Reis; MOLINA, Maria de Fátima Castro de; PISSINATTI, Larissa Gotti. Letramento literário: tessituras de experiências e escrituras da/na Amazônia. Boa Vista: Editora da UFRR, 2021.

Imagem rio Amazonas. Disponível em: https: //desinformemonos.org/16212-2/5694633838_964ed58726_o/ Acesso em: 11 de maio de 2022.

Imagem rio Xingu. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/geografia/rioamazonas.htm Acesso em: 11 de maio de 2022.

LEITE, Daniel da Rocha. A história das crianças que plantaram um rio. Ilustrações de Maciste Costa. Belém: Ponto Press, 2013.

LEITE, DANIEL: Daniel Leite lança livro infantil inspirado na atmosfera ribeirinha. Pará, 03/12/2013. Disponível em: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/12/daniel-leite-lanca-livro-infantilinspirado-na-atmosfera-ribeirinha.html. Acesso em: 29 jan. 2021.

LEITE, Daniel: Daniel Leite lança novo livro para público infantil. 02/12/2013. Disponível em: http://holofotevirtual.blogspot.com/2013/12/daniel-leitelancanovo-livro-para.html Acessado em 29 de janeiro de 2021.

Lenda dos rios Xingu e Amazonas, REDAÇÃO 23/09/2020 15:59 | Atualizado 23/09/2020 16:01 Disponível em: https://portalamazonia.com/amazonia-az/letra-l/lenda-dos-rios-xingu-e-amazonas Acesso em: 11 de maio de 2022

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: SESI-SP, 2018.

LOUREIRO, João Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. 4. ed. Belém, PA: Cultura Brasil, 2015.

Downloads

Publicado

27/12/2023

Como Citar

Mello, H. I. A. da C., & Gomes, I. R. (2023). A história das crianças que plantaram um rio: uma proposta de letramento literário para o 6º ano do ensino fundamental II . Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(3), 148–164. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7796