A EXPERIÊNCIA ESCOLAR COM O OUTRO NA ALTERIDADE

Autori

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Leandro Renner de Moura Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.1.2504

Parole chiave:

Outro. Educação. Alteridade.

Abstract

O presente texto, de cunho bibliográfico, tem por objetivo refletir sobre a experiência escolar com o Outro na alteridade. A questão que levantamos neste artigo é saber se, no momento em que falamos do Outro na experiência da educação escolar, estamos falando, de fato, no Outro e na possibilidade de encontros (diversidade), ou se estamos nos referindo do mesmo e sua redução/apagamento. Assim, o que significa, na experiência da educação escolar, pensar o Outro para além de sua representação/mesmidade? É possível encontrar um meio, na qual o Outro não seja esvaziado, excluído e neutralizado na sua alteridade? Assumir a alteridade, é perceber que o ser humano não é posse de si mesmo, mas está aberto à responsabilidade pela alteridade do Outro. É poder resgatar e garantir a humanização e respeitar o ser humano na sua diferença. Pois, a relação para alcançar a alteridade é dada pela exterioridade sendo uma preocupação não para comigo, mas para com o Outro, uma vez que o Outro é sempre uma nova possibilidade, um novo (re)começo na experiência educativa.

Biografie autore

  • Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
    Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI), Especialista em Metodologia de Ensino de História pela Uniasselvi e Licenciado em História e Sociologia pela mesma Instituição. Bolsista CAPES. Áreas e autores de investigação: Modernidade, Educação, Infância, Política, Hannah Arendt. Participa do grupo de estudo sobre: Teoria Crítica e Educação; Estudos Hermenêuticos e Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ).
  • Leandro Renner de Moura, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

    Doutorando em Educação nas Ciências (Unijuí), Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí), Especialista em Língua Portuguesa (Unifra), Licenciado em Letras (Unicruz). E-mail: lmoura@unicruz.edu.br 

Pubblicato

10/09/2017

Come citare

A EXPERIÊNCIA ESCOLAR COM O OUTRO NA ALTERIDADE. (2017). Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(1). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.1.2504

Articoli simili

1-10 di 143

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.