Educação e vulnerabilidades docentes durante a pandemia COVID-19:um estudo em uma cidade da Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.12.n.1.p.1-16

Resumo

A tecnologia da comunicação e informação se exponencia e mostrou-se fundamental para alavancar o processo de ensino-aprendizagem, impactado pela necessidade de distanciamento. As novas metodologias em perspectiva ao uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e da Comunicação) foram decisivas para mitigar os prejuízos à educação na Amazônia. Por outro lado, os agentes do processo educacional foram ‘forçados’ a aprender novas metodologia e processos pedagógicos, impactando instituições de ensino, docentes e alunos seja pela falta de acessibilidade ou conhecimento necessário para tal prática. Neste sentido surge a problemática, quais as metodologias e TIC’s utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em uma cidade da Amazônia durante a COVID-19. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as metodologias e TIC’s utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em uma cidade da Amazônia durante a COVID-19. Para alcançar o objetivo foi realizado pesquisa de campo, utilizou-se de questionário aplicado aos docentes em escola de ensino médio da rede pública da cidade de Cacoal/RO. Identificou-se as TIC’s utilizadas pelos docentes, as dificuldades encontradas por eles durante a utilização dessas ferramentas, descreveu-se a administração do tempo, da comunicação e do acompanhamento dos discentes no período. Os resultados apontam que a utilização da TIC’s foi fundamental para dar continuidade ao calendário escolar, em virtude de professores e alunos continuarem tendo algum tipo contato, mas os professores afirmam que o ensino remoto não tem a mesma qualidade do presencial e que não pretendem continuar em modo remoto.

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Biografia do Autor

Odirlei Arcangelo Lovo, UNIR - Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutorando em Bioética, PUC/PR (2021-2023). Doutor em Teologia, PUC/PR (2019). Mestre em Administração, FEAD/MF (2013). Graduado em Ciências Contábeis, UNIR/RO (2003). Professor Adjunto na Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: essência administrativa, parentalidade, sociabilidade, economicidade e ação humana.

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Publicado

2023-02-15

Edição

Seção

Ciências Humanas, Ciências da Educação e Ensino