Educação e vulnerabilidades docentes durante a pandemia COVID-19:um estudo em uma cidade da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.12.n.1.p.1-16Resumo
A tecnologia da comunicação e informação se exponencia e mostrou-se fundamental para alavancar o processo de ensino-aprendizagem, impactado pela necessidade de distanciamento. As novas metodologias em perspectiva ao uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e da Comunicação) foram decisivas para mitigar os prejuízos à educação na Amazônia. Por outro lado, os agentes do processo educacional foram ‘forçados’ a aprender novas metodologia e processos pedagógicos, impactando instituições de ensino, docentes e alunos seja pela falta de acessibilidade ou conhecimento necessário para tal prática. Neste sentido surge a problemática, quais as metodologias e TIC’s utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em uma cidade da Amazônia durante a COVID-19. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as metodologias e TIC’s utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em uma cidade da Amazônia durante a COVID-19. Para alcançar o objetivo foi realizado pesquisa de campo, utilizou-se de questionário aplicado aos docentes em escola de ensino médio da rede pública da cidade de Cacoal/RO. Identificou-se as TIC’s utilizadas pelos docentes, as dificuldades encontradas por eles durante a utilização dessas ferramentas, descreveu-se a administração do tempo, da comunicação e do acompanhamento dos discentes no período. Os resultados apontam que a utilização da TIC’s foi fundamental para dar continuidade ao calendário escolar, em virtude de professores e alunos continuarem tendo algum tipo contato, mas os professores afirmam que o ensino remoto não tem a mesma qualidade do presencial e que não pretendem continuar em modo remoto.