Por uma dimensão política dos estudos comparados em educação
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2441Palavras-chave:
Educação Comparada, Política Educacional, Metodologia de Pesquisa.Resumo
Com o objetivo de contribuir para o debate acerca do atual processo de reconfiguração dos estudos comparados em educação, este ensaio analisa aspectos teóricos e metodológicos dessa modalidade de investigação no Brasil. Discute problemas relacionados à utilização do referencial teórico positivista-funcionalista com ênfase nas limitações dos registros excessivamente macroscópicos, assentados na generalização de parâmetros comparativos. Apresentaelementos centrais que delineiam novas perspectivas teórico-metodológicas urdidas no campo da história e da antropologia. Ao final, analisa os desafios e potencialidades heurísticas dessa modalidade de pesquisa, enfatizando a importância da dimensão política no desenvolvimento das novas abordagens.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).