Revisão acerca dos temas alfabetização científica e ensino por investigação
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3344Palavras-chave:
Levantamento bibliográfico. Ensino por investigação. Alfabetização científica. Revisão sistemáticaResumo
Este estudo que teve por principal objetivo compreender como os professores de Ciências têm se aproximado dos processos de alfabetização científica e/ou ensino por investigação? Para isso, foram analisados os trabalhos levantados por Oliveira e Molina (2016) que recuperaram estudos com foco no ensino por investigação e na alfabetização científica nos principais eventos e revistas da área de ensino de ciências. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, que se amparou na abordagem da revisão sistemática de literatura. Foram selecionados 20 estudos do levantamento desenvolvido por Oliveira e Molina (2016). Esses estudos foram recuperados, lidos integralmente e analisados. O critério para a seleção dos trabalhos foi terem como ambiente ou foco da pesquisa as práticas pedagógicas em ambientes de ensino-aprendizagem.Como resultados, se identificou que tais temas têm sido explorados anos variados níveis da educação brasileira (fundamental, médio e superior), bem como a formação continuada de professores presentes. Outro ponto de destaque é a variedade de instrumentos e métodos explorados, o que indica que não há um instrumento ou uma metodologia única para usar quando se aborda a alfabetização científica ou o ensino por investigação durante a prática de ensino. Cada objetivo de pesquisa exigirá uma metodologia própria e instrumentos para alcançá-los. Observou-se uma tendência dos trabalhos em defender a tese de que o trabalho pedagógico centrado na alfabetização científica e no ensino por investigação precisa ser multi/interdisciplinar.
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