Revisão acerca dos temas alfabetização científica e ensino por investigação

Autores

  • Wagner José dos Santos Aluno do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas
  • Ivanderson Pereira da Silva Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3344

Palavras-chave:

Levantamento bibliográfico. Ensino por investigação. Alfabetização científica. Revisão sistemática

Resumo

Este estudo que teve por principal objetivo compreender como os professores de Ciências têm se aproximado dos processos de alfabetização científica e/ou ensino por investigação? Para isso, foram analisados os trabalhos levantados por Oliveira e Molina (2016) que recuperaram estudos com foco no ensino por investigação e na alfabetização científica nos principais eventos e revistas da área de ensino de ciências. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, que se amparou na abordagem da revisão sistemática de literatura. Foram selecionados 20 estudos do levantamento desenvolvido por Oliveira e Molina (2016). Esses estudos foram recuperados, lidos integralmente e analisados. O critério para a seleção dos trabalhos foi terem como ambiente ou foco da pesquisa as práticas pedagógicas em ambientes de ensino-aprendizagem.Como resultados, se identificou que tais temas têm sido explorados anos variados níveis da educação brasileira (fundamental, médio e superior), bem como a formação continuada de professores presentes. Outro ponto de destaque é a variedade de instrumentos e métodos explorados, o que indica que não há um instrumento ou uma metodologia única para usar quando se aborda a alfabetização científica ou o ensino por investigação durante a prática de ensino. Cada objetivo de pesquisa exigirá uma metodologia própria e instrumentos para alcançá-los. Observou-se uma tendência dos trabalhos em defender a tese de que o trabalho pedagógico centrado na alfabetização científica e no ensino por investigação precisa ser multi/interdisciplinar.  

Biografia do Autor

Wagner José dos Santos, Aluno do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas

Professor efetivo de Biologia da rede Estadual de Ensino do Estado de Alagoas. Graduado do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura - pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pós graduando (lato sensu) em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Internacional (UNINTER). Estudante de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Têm experiência na área de Biologia Marinha, com foco em invertebrados. Invertebrados Bentônicos de ambientes dulcificas. Na área de ensino tem como foco educação, Mídias, Tecnologia e Sociedade.

Ivanderson Pereira da Silva, Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física, Especialista em Mídias na Educação, Mestre e Doutor em Educação. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus de Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS) e, dentro dessa perspectiva, desenvolve estudos no campo do Ensino de Ciências e da Formação de Professores.

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Publicado

27/12/2018

Como Citar

SANTOS, W. J. dos; SILVA, I. P. da. Revisão acerca dos temas alfabetização científica e ensino por investigação. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 138–150, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3344. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3344. Acesso em: 4 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos Científicos