O lúdico na EJA multisseriada e a avaliação de um recurso didático
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4048Palavras-chave:
Ludicidade. Educação de Jovens e Adultos. Classes multisseriadas.Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar dados recolhidos por meio de questionários semiestruturados em três turmas da EJA multisseriada de uma unidade da Escola SESI-RJ. Dessa forma, procuramos responder à seguinte pergunta de investigação: De que forma o uso de um recurso didático lúdico na EJA multisseriada pode favorecer a construção de conhecimentos acerca da filosofia escolar? Para tanto, foram adotados objetivos específicos a saber: construir uma sequência didática para aulas de Filosofia na EJA multisseriada; construir um jogo filosófico, a partir da análise dos dados obtidos em diário de campo; aplicar o jogo em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada com 66 alunos de três turmas de Ensino Médio multisseriado da em modalidade EJA da Escola SESI-RJ. Os dados da aplicação do jogo foram recolhidos por meio de questionário semiestruturado e analisados por modelo de caráter qualitativo, cotejando com o referencial teórico que embasa este estudo. Os resultados apontaram para um desejo crescente desses alunos em terem aulas com metodologias inovadoras, sobretudo lúdicas, pois proporcionam aprendizagens na diversão e o desenvolvimento de competências sociais como a interação.
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