O lúdico na EJA multisseriada e a avaliação de um recurso didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4048

Palavras-chave:

Ludicidade. Educação de Jovens e Adultos. Classes multisseriadas.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar dados recolhidos por meio de questionários semiestruturados em três turmas da EJA multisseriada de uma unidade da Escola SESI-RJ. Dessa forma, procuramos responder à seguinte pergunta de investigação: De que forma o uso de um recurso didático lúdico na EJA multisseriada pode favorecer a construção de conhecimentos acerca da filosofia escolar? Para tanto, foram adotados objetivos específicos a saber: construir uma sequência didática para aulas de Filosofia na EJA multisseriada; construir um jogo filosófico, a partir da análise dos dados obtidos em diário de campo; aplicar o jogo em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada com 66 alunos de três turmas de Ensino Médio multisseriado da em modalidade EJA da Escola SESI-RJ. Os dados da aplicação do jogo foram recolhidos por meio de questionário semiestruturado e analisados por modelo de caráter qualitativo, cotejando com o referencial teórico que embasa este estudo. Os resultados apontaram para um desejo crescente desses alunos em terem aulas com metodologias inovadoras, sobretudo lúdicas, pois proporcionam aprendizagens na diversão e o desenvolvimento de competências sociais como a interação.

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Biografia do Autor

Gabriel Moreira Beraldi, Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro

Doutorando em Ensino de Biociências e Saúde (Fiocruz). Mestre em Educação Básica (Colégio Pedro II). Bacharel em Filosofia pela PUC-RJ. Licenciado em Filosofia pelo Instituto A Vez do Mestre. Pós-Graduado em Projetos Educacionais para a Sustentabilidade pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Práticas para a Educação Básica.

Francisco Roberto Pinto Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor ensino básico - Colégio Pedro II onde ocupa o cargo de Diretor de Pós-Graduação e a coordenação do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica desde 2013. Participou da elaboração do projeto piloto para a implantação da especialização em Residencia Docente financiado pela CAPES, e do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica. Atuou como Coordenador da formação de tutores do Proletramento em Matemática da SEB/MEC no período de 2005 a 2011, atuando pelo LIMC - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotado no Instituto de Aplicação da UERJ, atuando também na Educação Básica. Faz parte do corpo docente efetivo do PROFMAT/UERJ e é docente colaborador no PPGEB-CApUERJ. Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Geometria, Geometria Dinâmica, Aprendizagem Colaborativa, CSCL. Coordenou o Programa de Formação Continuada do MEC/SEB, GESTAR II. Atuou no grupo de desenvolvimento de softwares educacionais no LIMC/UFRJ. Trabalhou no grupo de desenvolvimento do software de Geometria Dinâmica Tabulae Colaborativo no LIMC. Coordenou ou colaborou em projetos financiados pela FAPERJ relacionados à produção de materiais Didáticos no Ensino Básico. Atou como consultor na revisão de coleções de livros didáticos de Matematica do Ensino Básicos para editoras.

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Publicado

21/12/2020

Como Citar

BERALDI, G. M.; MATTOS, F. R. P. O lúdico na EJA multisseriada e a avaliação de um recurso didático. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1382–1404, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4048. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4048. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos