v. 7 n. 17 (2020)

					Visualizar v. 7 n. 17 (2020)
Publicado: 18/03/2020

Editorial

  • Editorial

    Juracy Machado Pacífico
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4985

Artigos Científicos

  • Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais

    Ivanderson Pereira da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado
    3-22
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4175
  • O papel do brincar e do desenho no desenvolvimento da linguagem escrita

    Thaís Oliveira de Souza, Elizabeth Piemonte Constantino
    23-43
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3956
  • Mídias digitais no ensino do jornalismo como ferramenta interativa

    Francisco Sidney Souza de Almeida, Anaisa Alves de Moura, Stela Lopes Soares, Hamilton Vale Leitao, Thiago Mena Barreto Viana
    44-61
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4022
  • Neurociências na formação continuada de docentes da pré-escola: lacunas e diálogos

    Livia Crespi, Deisi Noro, Márcia Finimundi Nóbile, Vágner Peruzzo
    62-81
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4060
  • O direito das crianças à participação: entre conquistas e desafios

    Daliana Loffler, Ana Cristina Coll Delgado
    82-101
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4508
  • Concepções e práticas avaliativas de professores nas aulas experimentais

    Thiago Oliveira Lima, Wesley Fernandes Vaz
    102-118
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3486
  • Desenvolvimento de um cardápio em braille para bares e restaurantes

    Leonardo Bueno Zancanaro, Fábio José Parreira, Sidnei Renato Silveira, Cristiano Bertolini, Vânia Ribas Ulbricht
    119-131
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4347
  • Ensaio a partir dos territórios alternativos faxinalenses do centro-sul paranaense

    Anderson Pedro Laurindo, Tiago Augusto Barbosa, Antonio Liccardo
    132-142
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4269
  • Facebook como ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem

    Márcia Jaínne Campelo Chaves, Elane da Silva Barbosa, Silvia Maria Nóbrega-Therrien
    143-164
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4275
  • O comportamento alimentar dos estudantes da rede de ensino médio de Pau Dos Ferros/RN: um estudo entre uma escola pública e uma escola privada

    Vanessa Patrícia Queiroz de Medeiros, Cazimiro Sousa Campos, Emanuel Neto Alves de Oliveira
    165-190
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4226
  • Qual é o papel da língua portuguesa escrita no ensino da Língua Gestual Portuguesa?

    Veronica Lima da Fonseca Almeida, Isabel Sofia Calvário Correia, Henrique Malheiro Vaz
    191-211
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4326
  • Uma análise histórica sobre a educação escolar indígena no estado de Rondônia

    Jonatha Daniel Santos, Rozane Alonso Alves
    212-231
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3973
  • Concepções de gestão educacional: práticas e desafios no interior da Amazônia

    Lucas de Vasconcelos Soares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Lílian Aquino Oliveira
    232-256
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4938
  • A história em silêncio: o ensino de história para alunos surdos em Santarém-PA

    André Dioney Fonseca, Hector Renan da Silveira Calixto, Lino Arlem Azevedo Baia
    257-282
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4886
  • Docência para educação profissional e tecnológica: aproximando diálogos

    Juliete Alves dos Santos Linkowski, Luciane da Costa Campolin, Gislene Miotto Catolino Raymundo
    300-314
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4101
  • Ciências biológicas na matriz escolar: o olhar do aluno sobre a disciplina

    Barbara Barbalho Pires de Menezes, Ádilla Katarinne Gonçalves e Sá, Dan Vitor Vieira Braga, Jose Pinheiro do Monte, Maisa Fernanda dos Santos Barbosa
    315-326
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4067
  • Concepções CTS dos professores da educação básica

    Fabila Kubiak, Camila Juraszeck Machado, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
    327-349
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4320
  • Estudo dos alimentos na educação de jovens e adultos e o ensino de química

    Marcelo Franco Leão, Eniz Conceição Oliveira, Cecília Guerra, José Claudio Del Pino
    350-368
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3704
  • Condições de trabalho docente como diferencial no desempenho de alunos no ENEM no triênio 2016-2018

    Bernardo Augusto Farah Santos, Maria Eduarda Dias Serenario, Niltom Vieira Junior
    369-383
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4591
  • Escola e democracia: a dimensão pedagógica do conselho escolar

    Solange Jarcem Fernandes, Aureotilde Monteiro, Pamela Roberta Ferreira
    395-414
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4147
  • Formação docente e jogos digitais no ensino de matemática

    Cláudio da Silva Brito, Claudinei de Camargo Sant'Ana
    415-434
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4100
  • O ensino do dogma central da biologia molecular: dificuldades e desafios

    Xaiane Martins Silva Freitas, Hiléia Monteiro Maciel-Cabral, Cirlande Cabral da Silva
    452-468
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4142
  • Tessituras sobre a educação do campo e a educação ambiental para valorizar o espaço camponês

    Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Camila Freitas de Santana, Claudia Marcia Lyra Pato
    469-484
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3920
  • Agroindústria: espaço educativo nos institutos federais de ensino

    Ana Sara Castaman, Flávia da Rosa Silveira
    485-504
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4593
  • Do vestibular ao ENEM: trajetórias, permanências e transformações (1750-2018)

    Livia Dias Azevedo
    505-531
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4483
  • Produção do etanol de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar no ensino médio

    Izabeli Batista Girarducci da Silva, Luiz Diego Marestoni
    532-552
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4296
  • Ensino híbrido: limites e possibilidades para o ensino de geografia - memórias e relatos docentes

    Aline Silva Buter Gandra, Vilmar José Borges
    553-578
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5018
  • A constituição da identidade docente e o estágio em matemática

    Wanderleya Nara Gonçalves Costa
    579-598
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5071
  • As Disciplinas de Estudos Sociais na formação geral do docente no Projeto Logos II

    Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto
    627-652
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4889
  • Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio

    Francisco Cláudio Costa de Freitas, Francisca Genifer Andrade de Sousa, Lia Machado Fiuza Fialho
    653-671
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5064
  • Responsabilidade social e relações com pares na infância

    Loriane Trombini Frick
    672-686
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4939
  • Sob a lente de uma médica nos alvores do Estado Novo - apontamentos de puericultura

    Hélder Henriques, Amélia Marchão, Sergio Luís Mocito Campos, Jussara Santos Pimenta
    687-709
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5135
  • A LGBTFOBIA na perspectiva docente: entre a estatística e o enfrentamento

    Rafael Danrley Barra de Menezes, Gislânia Dias Soares, Ocimara Fernandes Negreiros Oliveira, Francisco Vieira da Silva, Paulo Augusto Tamanini
    710-729
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4797
  • A perspectiva hermenêutica nas práticas docentes: O currículo no processo dialógico professor-aluno

    Paulo César Ausani, Fernanda Figueira Marquezan, Eliane Aparecida Galvão dos Santos
    730-748
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4423
  • Análise dos fatores motivacionais a partir da qualificação profissional de jovens e adultos

    José Carlos da Silva Lima, Sibelle da Silva Oliveira
    749-767
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4803
  • O papel do professor na atividade de estudo

    Andreia dos Santos Oliveira, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
    768-787
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4606
  • A educação híbrida como proposta na formação docente: análise referencial

    Vilma Luz Santos, Jamile Santinello
    801-815
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4367
  • Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas

    Edwana Nauar de Almeida, Cely do Socorro Costa Nunes
    816-838
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4717
  • Documentos oficiais: uma análise das diretrizes para o ensino de ciências do 9º ano do ensino fundamental

    Keila Reis Pereira, Lavínia Schwantes
    839-860
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4327
  • Implicações da história do trabalho na formação da prática educacional

    Luciana Helena de Oliveira Viceli, Rosângela Célia Faustino
    861-879
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4767
  • Infância, gênero e o brincar em um projeto de educação social

    Cássia Cristina Furlan, Bruna Fernanda da Silva
    880-900
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4725
  • Método de agrupamento aplicado à avaliação escolar: um estudo de caso para avaliações de larga escala

    Valberto Rômulo Feitosa Pereira, Anderson Damasceno de Paula, Cristian Oliveira Araújo
    901-919
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4413
  • Análise da prática pedagógica de docentes da matemática na educação básica

    Edilan de Sant’Ana Quaresma, Patrícia Sá Batista Coimbra
    1236-1258
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4994
  • Gestão escolar na Educação de Jovens e Adultos: interfaces da relação evasão/permanência em uma escola da rede municipal de Araruna/PB

    Jobson Silva de Oliveira, Marcos Angelus Miranda de Alcantara
    1259-1283
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5081
  • A formação continuada de docentes em escolas de fronteira sob o paradigma sentipensante

    Jorgelina Ivana Tallei, Laura Janian Dias Amato
    1284-1297
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4820
  • Paradigma indiciário: contribuições para a pesquisa em Educação Matemática

    Patrícia Ferreira dos Santos, Váldina Gonçalves da Costa
    1298-1314
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4858
  • A arte e as demandas da educação do Século XXI

    Bruno Gomes de Almeida
    1315-1335
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4860
  • A percepção corporal da criança no desenvolvimento das marcas gráficas e dos desenhos: elementos motores, estéticos e expressivos para pensar a Educação Escolar

    Maria Regina Johann
    1336-1356
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4628
  • Análise do conteúdo “animais peçonhentos” nos livros didáticos de Ciências Naturais

    Deisiane da Silva Souza Conceição, Jacqueline Ramos Machado Braga, Arielson dos Santos Protázio
    1357-1381
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4760
  • O lúdico na EJA multisseriada e a avaliação de um recurso didático

    Gabriel Moreira Beraldi, Francisco Roberto Pinto Mattos
    1382-1404
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4048
  • Panorama sobre a monitoria acadêmica no Brasil: um estado da arte

    Juliane de Oliveira, Dilmeire Sant Anna Ramos Vosgerau
    1405-1428
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4486
  • Inter-relações entre os gêneros feminino e masculino: representações sociais que perpassam o âmbito escolar

    Josiane Peres Gonçalves, Marta Claudiane Ferreira
    1429-1446
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3982
  • Aprendizagem visível de siderurgia para estudantes do curso técnico em metalurgia

    Luciano Miguel Moreira dos Santos, Orimar Batista dos Reis, Jeferson Rodrigues da Silva
    1447-1466
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4919
  • O ensino colaborativo e a educação inclusiva: aproximações com a inclusão escolar de alunos com deficiência

    Elizabete Cristina Costa Renders, Daniela Alves de Lima Barbosa
    1467-1485
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5111
  • Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no Brasil

    Vanessa de Oliveira
    1486-1509
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3873
  • Pedagogia da Alternância: letramentos na Educação do Campo

    Carlos Antônio Andrade Silva, Miranilde Oliveira Neves
    1527-1546
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5002
  • A importância do livro didático na integralização e aulas de Química em escola pública

    Carlos Jose Trindade da Rocha, Sidilene Aquino de Farias
    1547-1560
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4947
  • Tecnologias digitais para o ensino de paleontologia: análise de dispositivos móveis

    Gabriela Dipicoli Brasil, Silvia Vieira München, Cibele Schwanke
    1561-1584
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4590
  • Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica

    Renan Santos da Silva, Katiuscia dos Santos de Souza
    1602-1623
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5080

Dossiê Temático

  • Escola primária rural: organização, investimentos e sujeitos (Uberlândia-MG, 1930-1945)

    Márcia Cristina Tannús, Sandra Cristina Fagundes de Lima
    920-948
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5541
  • Escolas normais rurais brasileiras: formação para professoras normalistas missioneiras (1952-1963)

    Nilce Vieira Campos Ferreira, Carminha Aparecida Visquetti, Cleicinéia Oliveira de Souza
    949-968
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5520
  • Escola e festa cívica - aproximações num contexto rural Português (Avintes, Vila Nova de Gaia) entre 1890 e 1920

    Eva Baptista, José António Martin Moreno Afonso
    969-997
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5574
  • Memórias de professores e professoras rurais sobre o fazer docente em Rondônia, fins do século XX e início do XXI

    Josemir Almeida Barros, Andressa Lima da Silva, Juliana Cândido Matias, Marcia Jovani de Oliveria Nunes, Roger dos Santos Lima
    998-1024
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5548
  • Frequência e rendimento escolar: uma análise dos diários de classe da Escola Mínima de Dormentes – PE (1976-1979)

    Roberlândio da Silva Ferreira, Virgínia Pereira da Silva de Ávila
    1025-1043
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5478
  • A arquitetura das escolas municipais rurais de Maringá (1947-1968)

    Jaqueline Gomes Zamferrari, Analete Regina Schelbauer
    1044-1069
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5530
  • As escolas Normais Regionais/Rurais pelo Estado do Maranhão nos anos 1950

    Tiago Rodrigues da Silva, Odaléia Alves da Costa
    1070-1094
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5468
  • “Com destino ao campo para uma aula prática” : relatórios de formação de professoras rurais em Sergipe (1948 - 1950

    Rony Rei do Nascimento Silva, Ilka Miglio de Mesquita, Ana Beatriz Nunes de Souza
    1095-1115
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5508
  • A Escola Municipal de Primeiro Grau Antônio João Ribeiro e 0 seu papel na escolarização do Distrito De Indápolis/MS (1973-1988)

    Mariza Salete Backes Silva, Alessandra Cristina Furtado
    1116-1132
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5486
  • Narrativas de professoras paulistas: contribuições para a formação e a prática de ensino no meio rural

    Áurea Esteves Serra, Kamila Cristina Evaristo Leite, Noely Costa Dias Garcia
    1133-1156
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5522
  • Da migração à formatura: escola rural e analfabetismo no Município De Ituiutaba, MG, 1940-60

    Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Elizabeth Farias da Silva, Armindo Quillici Neto
    1157-1172
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5483
  • A política educacional para o ensino primário rural no Piauí: programas e financiamento (1970-1983)

    Marli Clementino Gonçalves, Enayde Fernandes Silva Dias
    1173-1192
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5487
  • “Ver para prever a fim de prover”: a voz de professores rurais gaúchos nos boletins do ensino rural (década de 1950)

    Lisiane Sias Manke, Weliton Barbosa Kuster
    1193-1214
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5479
  • A escola rural mineira em meio ao analfabetismo, ao êxodo rural e à expansão demográfica

    José Carlos Souza Araujo
    1215-1235
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5484

Ensaios

  • Inquietudes sobre diversidade e diferença: um elo entre prática educativa e formação docente

    Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Andrelize Schabo Ferreira de Assis, Ana Quiovetti do Nascimento
    283-299
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4469
  • Educação em direitos humanos no ensino superior: uma abordagem

    Marcia Maria Fernandes de Oliveira, Hecilda Aparecida Carneiro Santos, Michelle Nalepa
    384-394
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4547
  • Narrativas epistemológicas sobre o campo do currículo: reflexões de um mestrando

    João Augusto Galvão Rosa Costa, Dinah Vasconcellos Terra
    435-451
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4529
  • Estágio supervisionado na educação infantil: a professora é surda, e agora?

    Marlene Rodrigues, Isabella dos Santos Oliveira da Silva, Josilene Silva de Oliveira, João Guilherme Rodrigues Mendonça, Vanderneide Costa de Oliveira
    599-618
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5131
  • As políticas educacionais e a educação inclusiva na perspectiva neoliberal

    Andreia Alves de Castro, Eveline Borges Vilela-Ribeiro
    788-800
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4626
  • Política de remuneração de professores e as recomendações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

    Carlos Vinícius Ramos, Jani Alves da Silva Moreira
    1510-1526
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4693

Resenhas

  • A ideologia do movimento escola sem partido

    Cleonildo Mota Gomes Junior
    619-626
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4929
  • Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias

    Luciano Nery Ferreira Filho
    1585-1593
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5762
  • Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades

    Michel Mendes
    1594-1601
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5462

Relatos de Experiências

  • Escritas-fragmentos de experiência: uma ação remota com catadores de materiais recicláveis de Porto Velho (RO)

    Rafael Christofoletti, Thais Thaianara Oliveira da Costa, Lenara Lenara Melo da Silva
    1624-1634
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.6030