Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
Sobre
Contato
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Início
Atual
Acervo
Corpo Editorial
Avaliadores
2025
2024
2023
2022
2021
2020
Indexadores/Bases/Repositórios
Notícias
Registrar-se
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 7 n. 17 (2020)
v. 7 n. 17 (2020)
DOI:
https://doi.org/10.26568/educa.v7i17
Publicado:
18/03/2020
Editorial
Editorial
Juracy Machado Pacífico
1-2
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4985
Artigos Científicos
Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais
Ivanderson Pereira da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado
3-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4175
O papel do brincar e do desenho no desenvolvimento da linguagem escrita
Thaís Oliveira de Souza, Elizabeth Piemonte Constantino
23-43
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3956
Mídias digitais no ensino do jornalismo como ferramenta interativa
Francisco Sidney Souza de Almeida, Anaisa Alves de Moura, Stela Lopes Soares, Hamilton Vale Leitao, Thiago Mena Barreto Viana
44-61
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4022
Neurociências na formação continuada de docentes da pré-escola: lacunas e diálogos
Livia Crespi, Deisi Noro, Márcia Finimundi Nóbile, Vágner Peruzzo
62-81
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4060
O direito das crianças à participação: entre conquistas e desafios
Daliana Loffler, Ana Cristina Coll Delgado
82-101
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4508
Concepções e práticas avaliativas de professores nas aulas experimentais
Thiago Oliveira Lima, Wesley Fernandes Vaz
102-118
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3486
Desenvolvimento de um cardápio em braille para bares e restaurantes
Leonardo Bueno Zancanaro, Fábio José Parreira, Sidnei Renato Silveira, Cristiano Bertolini, Vânia Ribas Ulbricht
119-131
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4347
Ensaio a partir dos territórios alternativos faxinalenses do centro-sul paranaense
Anderson Pedro Laurindo, Tiago Augusto Barbosa, Antonio Liccardo
132-142
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4269
Facebook como ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem
Márcia Jaínne Campelo Chaves, Elane da Silva Barbosa, Silvia Maria Nóbrega-Therrien
143-164
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4275
O comportamento alimentar dos estudantes da rede de ensino médio de Pau Dos Ferros/RN: um estudo entre uma escola pública e uma escola privada
Vanessa Patrícia Queiroz de Medeiros, Cazimiro Sousa Campos, Emanuel Neto Alves de Oliveira
165-190
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4226
Qual é o papel da língua portuguesa escrita no ensino da Língua Gestual Portuguesa?
Veronica Lima da Fonseca Almeida, Isabel Sofia Calvário Correia, Henrique Malheiro Vaz
191-211
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4326
Uma análise histórica sobre a educação escolar indígena no estado de Rondônia
Jonatha Daniel Santos, Rozane Alonso Alves
212-231
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3973
Concepções de gestão educacional: práticas e desafios no interior da Amazônia
Lucas de Vasconcelos Soares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Lílian Aquino Oliveira
232-256
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4938
A história em silêncio: o ensino de história para alunos surdos em Santarém-PA
André Dioney Fonseca, Hector Renan da Silveira Calixto, Lino Arlem Azevedo Baia
257-282
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4886
Docência para educação profissional e tecnológica: aproximando diálogos
Juliete Alves dos Santos Linkowski, Luciane da Costa Campolin, Gislene Miotto Catolino Raymundo
300-314
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4101
Ciências biológicas na matriz escolar: o olhar do aluno sobre a disciplina
Barbara Barbalho Pires de Menezes, Ádilla Katarinne Gonçalves e Sá, Dan Vitor Vieira Braga, Jose Pinheiro do Monte, Maisa Fernanda dos Santos Barbosa
315-326
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4067
Concepções CTS dos professores da educação básica
Fabila Kubiak, Camila Juraszeck Machado, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
327-349
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4320
Estudo dos alimentos na educação de jovens e adultos e o ensino de química
Marcelo Franco Leão, Eniz Conceição Oliveira, Cecília Guerra, José Claudio Del Pino
350-368
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3704
Condições de trabalho docente como diferencial no desempenho de alunos no ENEM no triênio 2016-2018
Bernardo Augusto Farah Santos, Maria Eduarda Dias Serenario, Niltom Vieira Junior
369-383
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4591
Escola e democracia: a dimensão pedagógica do conselho escolar
Solange Jarcem Fernandes, Aureotilde Monteiro, Pamela Roberta Ferreira
395-414
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4147
Formação docente e jogos digitais no ensino de matemática
Cláudio da Silva Brito, Claudinei de Camargo Sant'Ana
415-434
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4100
O ensino do dogma central da biologia molecular: dificuldades e desafios
Xaiane Martins Silva Freitas, Hiléia Monteiro Maciel-Cabral, Cirlande Cabral da Silva
452-468
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4142
Tessituras sobre a educação do campo e a educação ambiental para valorizar o espaço camponês
Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Camila Freitas de Santana, Claudia Marcia Lyra Pato
469-484
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3920
Agroindústria: espaço educativo nos institutos federais de ensino
Ana Sara Castaman, Flávia da Rosa Silveira
485-504
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4593
Do vestibular ao ENEM: trajetórias, permanências e transformações (1750-2018)
Livia Dias Azevedo
505-531
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4483
Produção do etanol de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar no ensino médio
Izabeli Batista Girarducci da Silva, Luiz Diego Marestoni
532-552
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4296
Ensino híbrido: limites e possibilidades para o ensino de geografia - memórias e relatos docentes
Aline Silva Buter Gandra, Vilmar José Borges
553-578
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5018
A constituição da identidade docente e o estágio em matemática
Wanderleya Nara Gonçalves Costa
579-598
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5071
As Disciplinas de Estudos Sociais na formação geral do docente no Projeto Logos II
Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto
627-652
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4889
Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio
Francisco Cláudio Costa de Freitas, Francisca Genifer Andrade de Sousa, Lia Machado Fiuza Fialho
653-671
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5064
Responsabilidade social e relações com pares na infância
Loriane Trombini Frick
672-686
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4939
Sob a lente de uma médica nos alvores do Estado Novo - apontamentos de puericultura
Hélder Henriques, Amélia Marchão, Sergio Luís Mocito Campos, Jussara Santos Pimenta
687-709
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5135
A LGBTFOBIA na perspectiva docente: entre a estatística e o enfrentamento
Rafael Danrley Barra de Menezes, Gislânia Dias Soares, Ocimara Fernandes Negreiros Oliveira, Francisco Vieira da Silva, Paulo Augusto Tamanini
710-729
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4797
A perspectiva hermenêutica nas práticas docentes: O currículo no processo dialógico professor-aluno
Paulo César Ausani, Fernanda Figueira Marquezan, Eliane Aparecida Galvão dos Santos
730-748
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4423
Análise dos fatores motivacionais a partir da qualificação profissional de jovens e adultos
José Carlos da Silva Lima, Sibelle da Silva Oliveira
749-767
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4803
O papel do professor na atividade de estudo
Andreia dos Santos Oliveira, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
768-787
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4606
A educação híbrida como proposta na formação docente: análise referencial
Vilma Luz Santos, Jamile Santinello
801-815
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4367
Corpos escalpelados: entre marcas físicas, sociais e educativas
Edwana Nauar de Almeida, Cely do Socorro Costa Nunes
816-838
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4717
Documentos oficiais: uma análise das diretrizes para o ensino de ciências do 9º ano do ensino fundamental
Keila Reis Pereira, Lavínia Schwantes
839-860
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4327
Implicações da história do trabalho na formação da prática educacional
Luciana Helena de Oliveira Viceli, Rosângela Célia Faustino
861-879
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4767
Infância, gênero e o brincar em um projeto de educação social
Cássia Cristina Furlan, Bruna Fernanda da Silva
880-900
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4725
Método de agrupamento aplicado à avaliação escolar: um estudo de caso para avaliações de larga escala
Valberto Rômulo Feitosa Pereira, Anderson Damasceno de Paula, Cristian Oliveira Araújo
901-919
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4413
Análise da prática pedagógica de docentes da matemática na educação básica
Edilan de Sant’Ana Quaresma, Patrícia Sá Batista Coimbra
1236-1258
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4994
Gestão escolar na Educação de Jovens e Adultos: interfaces da relação evasão/permanência em uma escola da rede municipal de Araruna/PB
Jobson Silva de Oliveira, Marcos Angelus Miranda de Alcantara
1259-1283
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5081
A formação continuada de docentes em escolas de fronteira sob o paradigma sentipensante
Jorgelina Ivana Tallei, Laura Janian Dias Amato
1284-1297
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4820
Paradigma indiciário: contribuições para a pesquisa em Educação Matemática
Patrícia Ferreira dos Santos, Váldina Gonçalves da Costa
1298-1314
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4858
A arte e as demandas da educação do Século XXI
Bruno Gomes de Almeida
1315-1335
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4860
A percepção corporal da criança no desenvolvimento das marcas gráficas e dos desenhos: elementos motores, estéticos e expressivos para pensar a Educação Escolar
Maria Regina Johann
1336-1356
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4628
Análise do conteúdo “animais peçonhentos” nos livros didáticos de Ciências Naturais
Deisiane da Silva Souza Conceição, Jacqueline Ramos Machado Braga, Arielson dos Santos Protázio
1357-1381
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4760
O lúdico na EJA multisseriada e a avaliação de um recurso didático
Gabriel Moreira Beraldi, Francisco Roberto Pinto Mattos
1382-1404
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4048
Panorama sobre a monitoria acadêmica no Brasil: um estado da arte
Juliane de Oliveira, Dilmeire Sant Anna Ramos Vosgerau
1405-1428
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4486
Inter-relações entre os gêneros feminino e masculino: representações sociais que perpassam o âmbito escolar
Josiane Peres Gonçalves, Marta Claudiane Ferreira
1429-1446
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3982
Aprendizagem visível de siderurgia para estudantes do curso técnico em metalurgia
Luciano Miguel Moreira dos Santos, Orimar Batista dos Reis, Jeferson Rodrigues da Silva
1447-1466
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4919
O ensino colaborativo e a educação inclusiva: aproximações com a inclusão escolar de alunos com deficiência
Elizabete Cristina Costa Renders, Daniela Alves de Lima Barbosa
1467-1485
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5111
Um retrato de aspectos históricos da formação de professores no Brasil
Vanessa de Oliveira
1486-1509
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3873
Pedagogia da Alternância: letramentos na Educação do Campo
Carlos Antônio Andrade Silva, Miranilde Oliveira Neves
1527-1546
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5002
A importância do livro didático na integralização e aulas de Química em escola pública
Carlos Jose Trindade da Rocha, Sidilene Aquino de Farias
1547-1560
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4947
Tecnologias digitais para o ensino de paleontologia: análise de dispositivos móveis
Gabriela Dipicoli Brasil, Silvia Vieira München, Cibele Schwanke
1561-1584
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4590
Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica
Renan Santos da Silva, Katiuscia dos Santos de Souza
1602-1623
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5080
Dossiê Temático
Escola primária rural: organização, investimentos e sujeitos (Uberlândia-MG, 1930-1945)
Márcia Cristina Tannús, Sandra Cristina Fagundes de Lima
920-948
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5541
Escolas normais rurais brasileiras: formação para professoras normalistas missioneiras (1952-1963)
Nilce Vieira Campos Ferreira, Carminha Aparecida Visquetti, Cleicinéia Oliveira de Souza
949-968
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5520
Escola e festa cívica - aproximações num contexto rural Português (Avintes, Vila Nova de Gaia) entre 1890 e 1920
Eva Baptista, José António Martin Moreno Afonso
969-997
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5574
Memórias de professores e professoras rurais sobre o fazer docente em Rondônia, fins do século XX e início do XXI
Josemir Almeida Barros, Andressa Lima da Silva, Juliana Cândido Matias, Marcia Jovani de Oliveria Nunes, Roger dos Santos Lima
998-1024
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5548
Frequência e rendimento escolar: uma análise dos diários de classe da Escola Mínima de Dormentes – PE (1976-1979)
Roberlândio da Silva Ferreira, Virgínia Pereira da Silva de Ávila
1025-1043
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5478
A arquitetura das escolas municipais rurais de Maringá (1947-1968)
Jaqueline Gomes Zamferrari, Analete Regina Schelbauer
1044-1069
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5530
As escolas Normais Regionais/Rurais pelo Estado do Maranhão nos anos 1950
Tiago Rodrigues da Silva, Odaléia Alves da Costa
1070-1094
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5468
“Com destino ao campo para uma aula prática” : relatórios de formação de professoras rurais em Sergipe (1948 - 1950
Rony Rei do Nascimento Silva, Ilka Miglio de Mesquita, Ana Beatriz Nunes de Souza
1095-1115
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5508
A Escola Municipal de Primeiro Grau Antônio João Ribeiro e 0 seu papel na escolarização do Distrito De Indápolis/MS (1973-1988)
Mariza Salete Backes Silva, Alessandra Cristina Furtado
1116-1132
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5486
Narrativas de professoras paulistas: contribuições para a formação e a prática de ensino no meio rural
Áurea Esteves Serra, Kamila Cristina Evaristo Leite, Noely Costa Dias Garcia
1133-1156
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5522
Da migração à formatura: escola rural e analfabetismo no Município De Ituiutaba, MG, 1940-60
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Elizabeth Farias da Silva, Armindo Quillici Neto
1157-1172
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5483
A política educacional para o ensino primário rural no Piauí: programas e financiamento (1970-1983)
Marli Clementino Gonçalves, Enayde Fernandes Silva Dias
1173-1192
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5487
“Ver para prever a fim de prover”: a voz de professores rurais gaúchos nos boletins do ensino rural (década de 1950)
Lisiane Sias Manke, Weliton Barbosa Kuster
1193-1214
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5479
A escola rural mineira em meio ao analfabetismo, ao êxodo rural e à expansão demográfica
José Carlos Souza Araujo
1215-1235
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5484
Ensaios
Inquietudes sobre diversidade e diferença: um elo entre prática educativa e formação docente
Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Andrelize Schabo Ferreira de Assis, Ana Quiovetti do Nascimento
283-299
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4469
Educação em direitos humanos no ensino superior: uma abordagem
Marcia Maria Fernandes de Oliveira, Hecilda Aparecida Carneiro Santos, Michelle Nalepa
384-394
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4547
Narrativas epistemológicas sobre o campo do currículo: reflexões de um mestrando
João Augusto Galvão Rosa Costa, Dinah Vasconcellos Terra
435-451
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4529
Estágio supervisionado na educação infantil: a professora é surda, e agora?
Marlene Rodrigues, Isabella dos Santos Oliveira da Silva, Josilene Silva de Oliveira, João Guilherme Rodrigues Mendonça, Vanderneide Costa de Oliveira
599-618
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5131
As políticas educacionais e a educação inclusiva na perspectiva neoliberal
Andreia Alves de Castro, Eveline Borges Vilela-Ribeiro
788-800
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4626
Política de remuneração de professores e as recomendações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
Carlos Vinícius Ramos, Jani Alves da Silva Moreira
1510-1526
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4693
Resenhas
A ideologia do movimento escola sem partido
Cleonildo Mota Gomes Junior
619-626
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4929
Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias
Luciano Nery Ferreira Filho
1585-1593
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5762
Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades
Michel Mendes
1594-1601
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5462
Relatos de Experiências
Escritas-fragmentos de experiência: uma ação remota com catadores de materiais recicláveis de Porto Velho (RO)
Rafael Christofoletti, Thais Thaianara Oliveira da Costa, Lenara Lenara Melo da Silva
1624-1634
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.6030
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español
Português
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave