Método de agrupamento aplicado à avaliação escolar: um estudo de caso para avaliações de larga escala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4413

Palavras-chave:

Avaliação. Educação. SPAECE.

Resumo

O presente artigo apresenta o método de agrupamento como uma solução para análise de dados em avaliações de larga escala na área de educação a fim de investigar as reais taxas de desenvolvimento estudantil. O estudo é fundamentado nos dados do SPAECE-2014 referentes ao desempenho dos alunos do Estado do Ceará que cursam os 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental nas disciplinas de Matemática e Português. Assim, faz-se uma investigação comparativa entre o método proposto e método já adotado pelo SPAECE para apontar qual dos dois é mais fidedigno à realidade escolar. Concluindo-se, portanto, que o método de agrupamento forneceu dados mais precisos e, por essa razão, seus resultados devem ser considerados no desenvolvimento das políticas públicas educacionais.

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Biografia do Autor

Valberto Rômulo Feitosa Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2001) , Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutor em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal do Ceará (2018)-DENA. Atualmente é professor de ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, onde ministro aulas  para os cursos de Licenciatura em Matemática, Mecatrônica, Saneamento Ambiental entre outros curso. ainda atuamos com Coordenador do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Anderson Damasceno de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente faz licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Áreas de interesse: Metafísica, Teoria do Conhecimento, Matemática Aplicada, Estatística

Cristian Oliveira Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Atualmente faz licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Áreas de interesse: Metafísica, Teoria do Conhecimento, Matemática Aplicada, Estatística

Referências

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Publicado

06/09/2020

Como Citar

PEREIRA, V. R. F.; DE PAULA, A. D.; ARAÚJO, C. O. Método de agrupamento aplicado à avaliação escolar: um estudo de caso para avaliações de larga escala. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 901–919, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4413. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4413. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos