Panorama sobre a monitoria acadêmica no Brasil: um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4486

Palavras-chave:

Monitoria acadêmica. Ensino superior. Estado da arte.

Resumo

A monitoria é uma prática discente prevista pela legislação educacional brasileira, entendida como uma proposta criada para facilitar o entendimento dos conteúdos a serem ministrados nas disciplinas da graduação. Este artigo apresenta um panorama das pesquisas empreendidas em teses e dissertações acerca da monitoria acadêmica no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo estado da arte. A busca foi realizada em 2019 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com o descritor “monitoria”, por meio da qual 11 documentos foram selecionados. Apesar da escassez de trabalhos, os resultados descritos nos documentos selecionados indicam que os benefícios da monitoria acadêmica se fazem presentes tanto para o estudante monitorado quanto para o monitor, pois promovem a socialização e a construção do conhecimento e, consequentemente, novas aprendizagens para ambos. Além disso, a monitoria acadêmica revela-se como uma ação importante para a formação docente. Esses benefícios são reconhecidos na maioria dos estudos apresentados nesta pesquisa; porém, quando observada pelo viés da gestão, encontram-se pontos que necessitam de aprimoramento: falta a gestão da informação e do conhecimento, burocratização dos processos, falta de formação do estudante-monitor, entre outros. A escassez de trabalhos indica a necessidade de ampliação de estudos sobre essa temática.

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Biografia do Autor

Juliane de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Curitiba

Mestranda no programa de pós graduação em Educação pela PUCPR. Graduada em Administração de Empresas pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática; MBA em Gestão Estratégica da Qualidade e Sistemas de Gestão Integrada pela Universidade Tuiuti do Paraná; pós graduada em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela PUCPR.

Dilmeire Sant Anna Ramos Vosgerau, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Curitiba

Doutora em Ciências da Educação pela Université de Montreal (UdeM), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Líder do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides), Coordenadora do Laboratório para o ensino, prática e análise de dados qualitativos de pesquisas com o suporte do ATLAS.ti

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Publicado

27/12/2020

Como Citar

OLIVEIRA, J. de; VOSGERAU, D. S. A. R. Panorama sobre a monitoria acadêmica no Brasil: um estado da arte. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1405–1428, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4486. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4486. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos