Tecnologias digitais para o ensino de paleontologia: análise de dispositivos móveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4590

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Metodologias Ativas. Paleontologia. Aplicativos.

Resumo

A disseminação da cultura digital propiciou a ampliação do universo tecnológico, a extensão de novas metodologias educacionais e a inovação do conhecimento. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) favorecem ambientes de ensino e de aprendizagem que, somadas às Metodologias Ativas (MA), oportunizam novas propostas didáticas que colocam o estudante como protagonista na construção de seu conhecimento. Hoje, as tecnologias estão presentes no ambiente escolar e no cotidiano dos alunos de diversas formas, sendo comum o uso do smartphone. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo identificar aplicativos de dispositivos móveis (Apps) que abordem a temática paleontológica e analisar suas potencialidades educacionais. Como metodologia, adotou-se a pesquisa qualitativa, de natureza básica e viés exploratório, utilizando como base a pesquisa documental de Apps gratuitos e em idioma português, disponíveis na loja Play Store do sistema Android. Como resultados, foram encontrados quatro aplicativos a partir dos termos de busca utilizados: fóssil, paleontologia e tempo geológico, demonstrando uma expressiva carência de aplicativos nesta área. No entanto, considera-se que os aplicativos podem colaborar para aproximar a contextualização da temática paleontológica no ensino de Ciências e na sala de aula.

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Biografia do Autor

Gabriela Dipicoli Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre.

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

 

Silvia Vieira München, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre.

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Cibele Schwanke, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRGS, Porto Alegre.

Doutora em Ciências - UFRGS. Docente EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

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Publicado

28/12/2020

Como Citar

BRASIL, G. D.; MÜNCHEN, S. V.; SCHWANKE, C. Tecnologias digitais para o ensino de paleontologia: análise de dispositivos móveis. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1561–1584, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4590. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4590. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos