O papel do professor na atividade de estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4606

Palavras-chave:

Papel do professor. Atividade de Estudo. Ensino Desenvolvente

Resumo

Este artigo de revisão bibliográfica tem como objetivo refletir sobre o papel do professor na Atividade de Estudo. Para isso abordamos inicialmente as contribuições da Teoria histórico-cultural para a formulação de práticas pedagógicas, em seguida apresentamos o conceito e a estrutura da Atividade de Estudo e, por fim, as funções do professor que se propõe a inovar o fazer educativo e incorpora em sua prática pedagógica a Atividade de Estudo. Como resultados temos que, se firmamos nossa prática na concepção da Teoria histórico-cultural cuja defesa está em torno de um homem social formado por meio das relações estabelecidas, o papel do professor como sujeito mais experiente é indispensável. A ele cabe ser o organizador dos processos educacionais que têm como principal objetivo a formação omnilateral humana, e isso passa pela formação do pensamento abstrato.

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Biografia do Autor

Andreia dos Santos Oliveira, Instituto Federal de Rondônia, Porto Velho

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, campus Marília. Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Rondônia.

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Marília.

Doutora em Educação. Professora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Marília.

 

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Publicado

31/08/2020

Como Citar

OLIVEIRA, A. dos S.; GIROTTO, C. G. G. S. O papel do professor na atividade de estudo. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 768–787, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4606. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4606. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos