Política de remuneração de professores e as recomendações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4693Palavras-chave:
Políticas educacionais. Remuneração de professores. OCDE.Resumo
O texto tem como objetivo analisar as recomendações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no que se refere às políticas de remuneração de professores. Trata-se do resultado de uma pesquisa qualitativa e de análise documental que compreendeu o processo de construção da política, a partir da influência da OCDE e suas recomendações, a fim de estabelecer um cotejamento com as atuais políticas para a remuneração de professores no Brasil. Os resultados evidenciaram que as recomendações da OCDE atribuem ao professor uma imagem corporativista, de maneira que propõem para a carreira docente políticas pautadas no desempenho, na meritocracia e nas bonificações. Aadoção de mecanismos de mercado na política para a remuneração de professores ancora-se na corrente pedagógica da Pedagogia das Competências, a qual defende que o ensino deve se pautar na resolução de problemas práticos e na focalização dos resultados.Downloads
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