Mapeamento dos trabalhos publicados no GD15 do EBRAPEM no período de 2015 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4698

Palavras-chave:

Educação financeira. EBRAPEM. Mapeamento.

Resumo

Este artigo se refere a um mapeamento dos trabalhos publicados nos anais do Grupo de Discussão sobre Educação Financeira (GD 15) do Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM) com o foco na Educação Financeira em um período de 04 anos. Para tal, realizou-se uma pesquisa documental. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam que as investigações feitas pelos membros do GD15 abarcam todos os níveis de ensino e apresentam uma diversidade teórica e metodológica, os quais nos permitiram seis tendências temáticas, a saber: Educação Financeira na Educação Básica; Educação Financeira no Ensino Superior; Educação Financeira na EJA; Educação Financeira na Formação de Professores; Educação Financeira na Análise de Livros Didáticos;  Estado da arte/Revisão da Literatura. Ademais, apontam a necessidade de futuros estudos, que apresentem novas descobertas e possibilidades para a formação de professores que ensinam Matemática na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA/IEA

Doutor em Educação (UFBA); Mestre em Educação em Ciencias e Matemática (PUCRS). Professor da área temática Educação Matemática na UNIFESSPA.

Referências

ALBINO, T. S. L. Educação financeira e o ensino de matemática em uma escola Waldorf: currículo, professores e estudantes. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XX, 2016, Curitiba/PR. Anais [...]. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2016. p. 1-12.

ALMANSA, S. D. Inflação sob a perspectiva da educação financeira escolar nos anos finais do ensino fundamental. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XXI, 2017, Pelotas/RS. Anais [...]. Pelotas/RS: Universidade Federal de Pelotas, 2017. p. 1-12.

ALMEIDA, R. M. O estado da arte das pesquisas em educação financeira no contexto educação financeira escolar. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-11.

ALMEIDA, R.; KISTEMANN Jr., M. A. Sobre a organização e análise de pesquisas na educação matemática brasileira em educação financeira (1999-2015). Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 6, p. 1-20, 2016.

ARAÚJO, E. L. Concepções de educação estatística: narrativas de professores membros do GT-12 da SBEM. 2017. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

ARAÚJO, J. M. Educação financeira: crenças e concepções dos alunos que cursam matemática. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XXII, 2018, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. p. 1-12.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARONI, A. K. C. Educação financeira: espaços, possibilidades e direcionamentos para a formação do professor de matemática. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XXI, 2017, Pelotas/RS. Anais [...]. Pelotas/RS: Universidade Federal de Pelotas, 2017. p. 1-12.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BORBA, M.C.; PENTEADO, M.G.P. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre os programas de material didático e outras providências. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld

CABRAL, D. F. S. A noção de poupança no segundo ano do ensino fundamental. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XXII, 2018, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Belo Horizonte/MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. p. 1-10.

CAMPOS, A. R. A Educação financeira em um curso de orçamento e economia doméstica para professores: uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de nove indivíduos-consumidores. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-11.

CAMPOS, C. R.; TEIXEIRA, J.; COUTINHO, C. Q. S. Reflexões sobre a educação financeira e suas interfaces com a educação matemática e a educação crítica. Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n.3, p. 556-577, 2015.

CARMINATI, W. A inclusão da educação financeira em um curso de serviço de matemática financeira. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-11.

CHIAPPETTA, S. K. S. Ensino de educação financeira: uma reflexão sobre consumo consciente a partir do orçamento financeiro. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XXII, 2018, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Belo Horizonte/MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. p. 1-12.

CORRÊA, E. C. T. Algumas dificuldades apresentadas por alunos da EJA na resolução de questões envolvendo porcentagem. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XX, 2016, Curitiba/PR. Anais [...]. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2016. p. 1-11.

CUNHA, C.; LAUDARES, J. Resolução de problemas na matemática financeira para tratamento de questões da educação financeira no ensino médio. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 31, n. 58, p. 659-678, ago. 2017.

DANTAS, L.T. Educação financeira e sustentabilidade. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora/MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-8.

DANTE, L.R. Tudo é matemática, 9° ano. São Paulo: Ática, 2009.

DE PAULA, E.F.; CYRINO, M.C.C.T. Identidade profissional de professores que ensinam matemática: panorama de pesquisas brasileiras entre 2001-2012. Zetetiké, Campinas, SP, v.25, n. 1, p.27-45, jan./abr.2017.

FIGUEIREDO, M.O.R. Estruturando e investigando o funcionamento do laboratório de matemática e educação financeira (LABMAT-EF). In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-8.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C.L.B.; LIMA, R.C.R. (Org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001-2012. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 2016.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.

HARMUCH, D. Uma proposta de tarefas para educação financeira à luz da educação matemática realística para adolescentes em situação de desproteção social. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XX, 2016, Curitiba/PR. Anais [...]. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2016. p. 1-10.

KISTEMANN Jr., M.A. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. 2011. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências De Ciências Exatas, Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.

KUNTZ, E.R. A educação financeira no ensino médio: uma sequência de atividades com o suporte da estratégia didática resolução de problemas. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XXII, 2018, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Belo Horizonte/MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. p. 1-9.

KRUPCZAK, C.; AIRES, J.A. Saberes para a docência e para a pesquisa desenvolvidos em uma disciplina da licenciatura em Química. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 15, n. 34, p. 49-65, jul./dez. 2019.

LIMA JUNIOR, H.A. Educação matemática financeira: uma proposta de desenvolvimento com alunos do ensino fundamental na perspectiva ambiental. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-10.

LOVATTI, F. A educação financeira no ensino médio: contribuições da educação matemática crítica. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XX, 2016, Curitiba/PR. Anais [...]. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2016. p. 1-9.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MALTEMPI, M.V.; MENDES, R.O. Tecnologias digitais na sala de aula: por que não?. In: TICEDUCA - Congresso Internacional TIC na Educação 2016: Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro, IV, Atas do [...]. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. v. 1. p. 86-96.

MANOEL, C. A. L. C. Discursos que emergem da matemática financeira: uma análise dos livros didáticos de matemática do ensino médio. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-12.

MELLO, C.N. As contribuições das tecnologias na discussão sobre o consumo de bens de luxo com alunos do ensino médio. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XX, 2016, Curitiba/PR. Anais [...]. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2016. p. 1-9.

MELO, D.; PESSOA, C. Educação financeira e educação matemática crítica no ensino médio: reflexões a partir de pesquisas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 8, p. 140-159, 2018.

MÜLLER, T.L. Educação financeira e educação estatística: tarefas sobre inflação de preços aplicadas a dados reais desenvolvidas com alunos do segundo ano do ensino médio. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XXII, 2018, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Belo Horizonte/MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. p. 1-12.

MUNIZ, I. Educação financeira e a sala de aula de matemática: conexões entre a pesquisa acadêmica e a prática docente. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XX, 2016, Curitiba/PR. Anais [...]. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2016.

MUNIZ, L.O. Noções de matemática financeira no ensino médio: relato de atividades desenvolvidas. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-8.

OLIVEIRA, A.A. Educação financeira: como está sendo abordada nos 4º e 5º anos do ensino fundamental? In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XX, 2016, Curitiba/PR. Anais [...]. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2016. p. 1-12.

PALANCH, W.B.L. Mapeamento de pesquisas sobre currículos de matemática na educação básica brasileira (1987 a 2012). 2016. 297f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

PEPPE, L.B. Perspectiva da educação financeira: uma análise didática. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-8.

PESSOA, C. Educação financeira na perspectiva da educação matemática crítica em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XX, 2016, Curitiba/PR. Anais [...]. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2016.

PESSOA, C. Educação financeira: o que tem sido produzido em mestrados e doutorados defendidos entre 2013 e 2016 no Brasil? In: CARVALHÊDO, J.; CARVALHO, M.V.; ARAUJO, F. (Orgs.) Produção de conhecimentos na pós-graduação em educação no nordeste do Brasil: realidades e possibilidades. Teresina: Ed. EDUPI, 2016.

RASCHEN, S.R. Proposta de sequência didática para o desenvolvimento da educação financeira em escolas. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-12.

REGECOVÁ, M.; SLAVÍČKOVÁ, M. Curricular changes in preparation of future teachers – Financial Mathematics Course. In: PYTLAK, M.; T. ROWLAN; SWOBODA, E. (Eds). Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 7, 2011, Poland. Proceedings […]. Poland: University of Rzeszów, 2011. pp. 2809-2816.

ROMANOWSKI, J.P.; ENS, R.T. As pesquisas denominadas “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

ROSETTI JUNIOR., H.; SCHIMIGUEL, J. Matemática financeira: educação matemática e a história monetária. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, v. 7, n. 13, p. 1540-1549. 2011.

SABADINI, G.; SILVA, A.M. Planejamento financeiro escolar: uma revisão da literatura. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora/MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-8.

SANTOS, L.T.B. Educação financeira em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores? In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XX, 2016, Curitiba/PR. Anais [...]. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2016. p. 1-12.

SANTOS, L.T.B. Educação financeira nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental: quais as orientações presentes nos manuais dos professores? In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora/MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-8.

SEKI, J.T.P.; ALMEIDA, L.M.W. O ensino de matemática financeira em atividades de modelagem matemática. REIEC, n. 1, jul. 2019.

SILVA, A.D.P. Educação financeira em aulas de matemática: ambientes de aprendizagem a partir de atividades propostas em livros didáticos. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XX, 2016, Curitiba/PR. Anais [...]. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2016. p. 1-12.

SILVA, A.J. Educação matemática financeira no ensino médio: projeto “De olho na economia”. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XX, 2016, Curitiba/PR. Anais [...]. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2016. p. 1-12.

SILVA, E.P. Educação financeira e educação empreendedora: bases para uma vida financeira saudável. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XXII, 2018, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Belo Horizonte/MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. p. 1-11.

SILVA, I.T. Educação financeira e educação matemática crítica na escola: articulando conhecimentos no ensino médio. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora/MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-12.

SILVA, L.M. Educação financeira escolar: a produção de significados para a noção poupança no ensino fundamental. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XXII, 2018, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Belo Horizonte/MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. p. 1-8.

SILVA, P.A. Experiências em um programa de pós-graduação: deslocamentos de um pensamento sobre educação financeira. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XX, 2016, Curitiba/PR. Anais [...]. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2016. p. 1-10.

SILVA, R.M. Educação financeira (EF): cenários para investigação de temas em EF em uma escola pública de Duque de Caxias. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora/MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-8.

SKOVSMOSE, O. Cenários de investigação. Bolema, Rio Claro/SP, n. 14, p. 66-91, 2000.

SKOVSMOSE, O. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.

SOMAVILLA, A.S. A inserção da disciplina de matemática financeira nos cursos de licenciatura em matemática dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia da região sul do Brasil. 2017. 138f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.

SOUZA, A. Abordagem do conceito de fração: uma análise de livros didáticos. In: ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, IX, Anais [...]. Curitiba/PR, 2013.

TEIXEIRA, D.F. Educação financeira nas séries iniciais: saberes docentes. In: EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), XIX, 2015, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Juiz de Fora/MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1-8.

Downloads

Publicado

02/12/2021

Como Citar

LIMA, R. F. Mapeamento dos trabalhos publicados no GD15 do EBRAPEM no período de 2015 a 2018. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–24, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.4698. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4698. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos