Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Contato
Cadastro
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 (2021)
v. 8 (2021)
DOI:
https://doi.org/10.26568/educa.v8i0
Publicado:
28/01/2021
Artigos Científicos
A história da escola estadual Jonas Belarmino da Silva no distrito Culturama: apontamentos históricos (1988-1998)
Clóvis Irala, Alessandra Cristina Furtado, Rosimeire Benites de Oliveira Leduino
1-18
PDF
O perfil e o papel do orientador educacional na gestão escolar da Rede Municipal de Santa Maria, RS
Janete Alassia Drebes Wouters, Eliane Aparecida Galvão dos Santos
1-23
PDF
Fluência e compreensão textual: uma revisão sistemática
Girlane Moura Hickmann, Elaine Doroteia Hellwig Braz, Sandra Regina Kirchner Guimarães
1-22
PDF
Narrativas autobiográficas: contribuição para a formação e a prática docente
Pierre André Garcia Pires, Pelegrino Santos Verçosa
1-21
PDF
Sala de aula invertida: um estudo de caso em um curso de Sistemas de Informação
Sidnei Renato Silveira, Fábio José Parreira, Guilherme Bernardino de Cunha, Nara Martini Bigolin, Cristiano Bertolini
1-21
PDF
O uso didático de tecnologias no Instituto Federal do Maranhão
Elisangela Moraes Gonçalves, Gil Derlan Silva Almeida, Thiago Coelho Silveira
1-21
PDF
Pesquisa em Educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos
Antônio Roberto Xavier, Karla Renata de Aguiar Muniz, José Rogério Santana, José Gerardo Vasconcelos, Sídney Guerra Reginaldo
1-19
PDF
Cinema, educação e africanidades: contendas na representação da personagem negra no filme “Xica da Silva” (1976) de Cacá Diegues
Wolney Nascimento Santos, Hamilcar Silveira Dantas Junior, Fabio Zoboli
1-23
PDF
Autoconceito de professores que atuam no ensino fundamental em contextos rurais marginalizados
Enrique Ibarra Aguirre
1-19
PDF (Español (España))
“Se ficar gritando não te atendo”: Violência Obstétrica em Ji-Paraná-RO
Jaine Teixeira da Fraga, Josélia Gomes Neves
1-26
PDF
Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?
Rodrigo de Andrade Sá Santos, Fernanda Borges de Andrade, Neide Borges Pedrosa, Rogéria Moreira Rezende Isobe
1-25
PDF
Influências finlandesas em currículos de formação continuada de professores brasileiros
Paula Renata Cameschi de Souza, Azenaide Abreu Soares Vieira
1-19
PDF
Integração entre metodologias ativas: práticas pedagógicas para os processos de ensino e de aprendizagem
Renato Hallal, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Reginaldo de Oliveira
1-25
PDF
Educação profissional em interface com a educação especial: análise de matrículas
Waldísia Rodrigues de Lima, Graciliana Garcia Leite, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
1-16
PDF
Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades
Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Lucas Souza Silva, Antonio Germano Magalhães Junior
1-15
PDF
Consensos e dissensos de professores/as e gestoras sobre diversidade sexual e LGBTfobia na escola
Filipe Antonio Ferreira da Silva, Allene Carvalho Lage
1-22
PDF
A educação física e o educar em saúde: uma experiência em escolas públicas no interior do Ceará
Lilia Braga da Silva, Stela Lopes Soares, Hamilton Vale Leitão, Heraldo Simões Ferreira
1-17
PDF
Representaciones de los profesores de primarias rurales y urbano-marginadas sobre su trabajo durante el confinamiento por COVID-19
Blanca Araceli Rodríguez-Hernández, Jaime Sebastián F. Galán-Jiménez, Óscar Osvaldo Servín-Calvillo
1-19
PDF
Manual para o desenvolvimento da oralidade na escola rural cubana
María Luz Rodríguez Cosme, Omayda Despaigne Negret
1-16
PDF (Español (España))
Mapeamento dos trabalhos publicados no GD15 do EBRAPEM no período de 2015 a 2018
Reinaldo Feio Lima
1-24
PDF
Rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: das origens ao momento atual
Vinícius Ferreira Faria, Geruza de Fátima Tomé Sabino, Roberta Silva Santos
1-23
PDF
Bioteatro: validação de um método de inserção da bioética no ensino básico
Thierry Betazzi Lummertz, Marta Luciane Fischer
1-20
PDF
Gestão do conhecimento com e sobre as TIC na Faculdade de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Nacional de La Plata
Maria Oltolina Giordano, Norma Beatriz Rodriguez Feilberg
1-22
PDF (Español (España))
Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
Eriques Piccolo Becker, Daniele Rorato Sagrillo
1-19
PDF
Investigação sobre a saúde emocional e física dos estudantes de licenciatura em química de uma instituição de ensino superior
Jéssica Danielle da Silva Brito, Ana Lúcia Leal
1-21
PDF
O (des)pertencimento do sentido pedagógico
Jerônimo Sartori, Rômulo Menegas
1-16
PDF
O professor readaptado na biblioteca escolar: práticas educativas possíveis em um novo espaço laboral
Célia Reis Sales, Jussara Santos Pimenta
1-22
PDF
As políticas de avaliação e suas implicações na educação infantil
Romilson Brito de Azevedo, Valmir Flores Pinto
1-22
PDF
O impacto da linguagem em estudantes com autismo do ensino fundamental e médio
Samantha Sena e Pinto, Isabel Cristina Rodrigues dos Santos, Regiane da Silva Barbosa
1-20
PDF
A ditadura civil-militar: reforma universitária de 1968 e a resistência da UNE
Ana Paula dos Santos Gomes, Marco Antonio de Oliveira Gomes
1-26
PDF
A imaginação criadora no ensino de arte: uma análise na perspectiva histórico-cultural
Ana Rita Silva
1-23
PDF
A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência
Maria Isabel Alonso Alves, Felipe Augusto Marques de Freitas
1-13
PDF
Burnout e tecnoestresse no trabalho docente universitário no Brasil
Suzy Mara Aidar Pereira, Fábio Rychecki Hecktheuer, Francisco Estácio Neto
1-15
PDF
Ser docente no século xxi: reflexões sobre sabedoria digital
Rubens Staloch
1-20
PDF
Dossiê Temático
Apresentação - Dossiê Políticas educacionais, cultura e currículo: alternativas teórico-metodológicas para um cenário pós-pandemia
Ivanderson Pereira da Silva, José Paulo Gomes Brazão, Valmir Heckler
1-6
PDF
¿Qué aprendiste? Una narrativa sobre la enseñaza a distancia durante el covd-19: del curriculum a las tecnologías
Víctor Amar, Jerônimo Jorge Cavalcante Silva, Ivone Machado de Novaes
1-16
PDF
Período letivo excepcional – uma inciativa de inserção do ensino híbrido
Mayara Teles Viveiros de Lira, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo Voss, Andrea Valesca Almeida Vieira
1-20
PDF
Uma proposta de produto educacional para o ensino remoto de geometria espacial
Leila Kely dos Santos da Paz, Ivanderson Pereira da Silva
1-17
PDF
Utilização da ferramenta web powtoon para o desenvolvimento de animações didáticas no ensino de química
Caio Victor Gomes de Sena Rosa, Monique Gabriella Angelo da Silva, Carla Juliana Silva Soares
1-12
PDF
O construcionismo como proposta de inovação pedagógica
Maria do Carmo Sousa, José Paulo Gomes Brazão
1-20
PDF
Ensino de física na formação online de professores de ciências
Anahy Arrieche Fazio, Franciele Pires Ruas, Rafaele Rodrigues de Araujo
1-20
PDF
Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância
Mailin Elisabeth Hauschild, Rafaele Rodrigues de Araujo
1-16
PDF
Entre a aparência e a essência: a protocolização dos currículos escolares e o debate pós-pandemia
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
1-14
PDF
Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação
Daniel da Silva Silveira, Daniele Amaral Fonseca
1-17
PDF
Em direção a uma reflexão conceitual para elaboração de uma gamificação na perspectiva sociointeracionista
Agda Isabele Gonsalves Honorato, Fábio Paraguaçu
1-18
PDF
Ensaios
A experiência da loucura em Michel Foucault: as margens da subjetividade moderna
Ana Laura Vallejos
1-12
PDF (Español (España))
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO
Genilda Maria da Silva, Odair França de Carvalho
1-17
PDF
Sobre razão, utopia e educação matemática
Flavio Augusto Leite Taveira, Deise Aparecida Peralta
1-15
PDF
Tecnologias educacionais para prevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes
Laura Cristhiane Mendonça Rezende Chaves, Iracema da Silva Frazão, Selene Cordeiro Vasconcelos
1-14
PDF
Resenhas
Fernando Magalhães: 10 Lições sobre Marx
Regina Lucia Fernandes Albuquerque
1-6
PDF
Relatos de Experiências
Diretrizes do CEP/UFSM para a análise de projetos da área de ciências humanas e sociais
Claudemir de Quadros
1-16
PDF
Template de Submissão e Tutoriais
Template de Submissão
1-4
Sem título
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
GM
Google Metrics
siganos
SIGA-NOS
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários