v. 8 (2021)

					Visualizar v. 8 (2021)
Publicado: 28/01/2021

Artigos Científicos

  • A história da escola estadual Jonas Belarmino da Silva no distrito Culturama: apontamentos históricos (1988-1998)

    Clóvis Irala, Alessandra Cristina Furtado, Rosimeire Benites de Oliveira Leduino
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5505
  • O perfil e o papel do orientador educacional na gestão escolar da Rede Municipal de Santa Maria, RS

    Janete Alassia Drebes Wouters, Eliane Aparecida Galvão dos Santos
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4315
  • Fluência e compreensão textual: uma revisão sistemática

    Girlane Moura Hickmann, Elaine Doroteia Hellwig Braz, Sandra Regina Kirchner Guimarães
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4777
  • Narrativas autobiográficas: contribuição para a formação e a prática docente

    Pierre André Garcia Pires, Pelegrino Santos Verçosa
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4840
  • Sala de aula invertida: um estudo de caso em um curso de Sistemas de Informação

    Sidnei Renato Silveira, Fábio José Parreira, Guilherme Bernardino de Cunha, Nara Martini Bigolin, Cristiano Bertolini
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5022
  • O uso didático de tecnologias no Instituto Federal do Maranhão

    Elisangela Moraes Gonçalves, Gil Derlan Silva Almeida, Thiago Coelho Silveira
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5097
  • Pesquisa em Educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos

    Antônio Roberto Xavier, Karla Renata de Aguiar Muniz, José Rogério Santana, José Gerardo Vasconcelos, Sídney Guerra Reginaldo
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4627
  • Cinema, educação e africanidades: contendas na representação da personagem negra no filme “Xica da Silva” (1976) de Cacá Diegues

    Wolney Nascimento Santos, Hamilcar Silveira Dantas Junior, Fabio Zoboli
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5645
  • Autoconceito de professores que atuam no ensino fundamental em contextos rurais marginalizados

    Enrique Ibarra Aguirre
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6061
  • “Se ficar gritando não te atendo”: Violência Obstétrica em Ji-Paraná-RO

    Jaine Teixeira da Fraga, Josélia Gomes Neves
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4835
  • Utilização de recursos didáticos virtuais por supervisores do PIBID: realidade ou desafio a ser vencido?

    Rodrigo de Andrade Sá Santos, Fernanda Borges de Andrade, Neide Borges Pedrosa, Rogéria Moreira Rezende Isobe
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6111
  • Influências finlandesas em currículos de formação continuada de professores brasileiros

    Paula Renata Cameschi de Souza, Azenaide Abreu Soares Vieira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4723
  • Integração entre metodologias ativas: práticas pedagógicas para os processos de ensino e de aprendizagem

    Renato Hallal, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Reginaldo de Oliveira
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5628
  • Educação profissional em interface com a educação especial: análise de matrículas

    Waldísia Rodrigues de Lima, Graciliana Garcia Leite, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4705
  • Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades

    Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Lucas Souza Silva, Antonio Germano Magalhães Junior
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5736
  • Consensos e dissensos de professores/as e gestoras sobre diversidade sexual e LGBTfobia na escola

    Filipe Antonio Ferreira da Silva, Allene Carvalho Lage
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4896
  • A educação física e o educar em saúde: uma experiência em escolas públicas no interior do Ceará

    Lilia Braga da Silva, Stela Lopes Soares, Hamilton Vale Leitão, Heraldo Simões Ferreira
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5070
  • Representaciones de los profesores de primarias rurales y urbano-marginadas sobre su trabajo durante el confinamiento por COVID-19

    Blanca Araceli Rodríguez-Hernández, Jaime Sebastián F. Galán-Jiménez, Óscar Osvaldo Servín-Calvillo
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6133
  • Manual para o desenvolvimento da oralidade na escola rural cubana

    María Luz Rodríguez Cosme, Omayda Despaigne Negret
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6072
  • Mapeamento dos trabalhos publicados no GD15 do EBRAPEM no período de 2015 a 2018

    Reinaldo Feio Lima
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4698
  • Rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: das origens ao momento atual

    Vinícius Ferreira Faria, Geruza de Fátima Tomé Sabino, Roberta Silva Santos
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5090
  • Bioteatro: validação de um método de inserção da bioética no ensino básico

    Thierry Betazzi Lummertz, Marta Luciane Fischer
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5708
  • Gestão do conhecimento com e sobre as TIC na Faculdade de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Nacional de La Plata

    Maria Oltolina Giordano, Norma Beatriz Rodriguez Feilberg
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6687
  • Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores

    Eriques Piccolo Becker, Daniele Rorato Sagrillo
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4707
  • Investigação sobre a saúde emocional e física dos estudantes de licenciatura em química de uma instituição de ensino superior

    Jéssica Danielle da Silva Brito, Ana Lúcia Leal
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4764
  • O (des)pertencimento do sentido pedagógico

    Jerônimo Sartori, Rômulo Menegas
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4779
  • O professor readaptado na biblioteca escolar: práticas educativas possíveis em um novo espaço laboral

    Célia Reis Sales, Jussara Santos Pimenta
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4872
  • As políticas de avaliação e suas implicações na educação infantil

    Romilson Brito de Azevedo, Valmir Flores Pinto
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4962
  • O impacto da linguagem em estudantes com autismo do ensino fundamental e médio

    Samantha Sena e Pinto, Isabel Cristina Rodrigues dos Santos, Regiane da Silva Barbosa
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4986
  • A ditadura civil-militar: reforma universitária de 1968 e a resistência da UNE

    Ana Paula dos Santos Gomes, Marco Antonio de Oliveira Gomes
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5088
  • A imaginação criadora no ensino de arte: uma análise na perspectiva histórico-cultural

    Ana Rita Silva
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6261
  • A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência

    Maria Isabel Alonso Alves, Felipe Augusto Marques de Freitas
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4998
  • Burnout e tecnoestresse no trabalho docente universitário no Brasil

    Suzy Mara Aidar Pereira, Fábio Rychecki Hecktheuer, Francisco Estácio Neto
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6560
  • Ser docente no século xxi: reflexões sobre sabedoria digital

    Rubens Staloch
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4992

Dossiê Temático

  • Apresentação - Dossiê Políticas educacionais, cultura e currículo: alternativas teórico-metodológicas para um cenário pós-pandemia

    Ivanderson Pereira da Silva, José Paulo Gomes Brazão, Valmir Heckler
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6453
  • ¿Qué aprendiste? Una narrativa sobre la enseñaza a distancia durante el covd-19: del curriculum a las tecnologías

    Víctor Amar, Jerônimo Jorge Cavalcante Silva, Ivone Machado de Novaes
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6038
  • Período letivo excepcional – uma inciativa de inserção do ensino híbrido

    Mayara Teles Viveiros de Lira, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo Voss, Andrea Valesca Almeida Vieira
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6021
  • Uma proposta de produto educacional para o ensino remoto de geometria espacial

    Leila Kely dos Santos da Paz, Ivanderson Pereira da Silva
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6123
  • Utilização da ferramenta web powtoon para o desenvolvimento de animações didáticas no ensino de química

    Caio Victor Gomes de Sena Rosa, Monique Gabriella Angelo da Silva, Carla Juliana Silva Soares
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6099
  • O construcionismo como proposta de inovação pedagógica

    Maria do Carmo Sousa, José Paulo Gomes Brazão
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6131
  • Ensino de física na formação online de professores de ciências

    Anahy Arrieche Fazio, Franciele Pires Ruas, Rafaele Rodrigues de Araujo
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5911
  • Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância

    Mailin Elisabeth Hauschild, Rafaele Rodrigues de Araujo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5944
  • Entre a aparência e a essência: a protocolização dos currículos escolares e o debate pós-pandemia

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6023
  • Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação

    Daniel da Silva Silveira, Daniele Amaral Fonseca
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6019
  • Em direção a uma reflexão conceitual para elaboração de uma gamificação na perspectiva sociointeracionista

    Agda Isabele Gonsalves Honorato, Fábio Paraguaçu
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6022

Ensaios

  • A experiência da loucura em Michel Foucault: as margens da subjetividade moderna

    Ana Laura Vallejos
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6199
  • CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO

    Genilda Maria da Silva, Odair França de Carvalho
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5691
  • Sobre razão, utopia e educação matemática

    Flavio Augusto Leite Taveira, Deise Aparecida Peralta
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5055
  • Tecnologias educacionais para prevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes

    Laura Cristhiane Mendonça Rezende Chaves, Iracema da Silva Frazão, Selene Cordeiro Vasconcelos
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5626

Resenhas

  • Fernando Magalhães: 10 Lições sobre Marx

    Regina Lucia Fernandes Albuquerque
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5593

Relatos de Experiências

  • Diretrizes do CEP/UFSM para a análise de projetos da área de ciências humanas e sociais

    Claudemir de Quadros
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5642

Template de Submissão e Tutoriais

  • Template de Submissão

    1-4
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6684