Educação profissional em interface com a educação especial: análise de matrículas
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4705Palavras-chave:
Educação Especial. Educação Profissional. Sinopses Estatísticas.Resumo
Embora as matrículas da educação regular tenham aumentado nos últimos anos para os estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) poucos estudos discutem como veem ocorrendo o acesso desses estudantes no âmbito da Educação Profissional. Assim sendo, esse artigo tem o objetivo de analisar as matrículas dos estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional, nos níveis profissionalizante e técnico (integrado, concomitante e subsequente), a partir das Sinopses Estatísticas da Educação Básica, publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Essa pesquisa será documental em abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que houve um crescimento no número de matrículas dos estudantes público-alvo da Educação Especial, na Educação Profissional, no Brasil, considerando o período de 2011 a 2018. Pode-se afirmar que produzir pesquisas que tratem do diálogo entre as modalidades de ensino de Educação Especial e de Educação Profissional é instigante, pois permite a reflexão sobre o processo de inclusão educacional na Educação Profissional e entender a sua contribuição para a inclusão no trabalho. Sendo assim, esse estudo tem relevância ao estabelecer o diálogo entre a Educação Especial e a Educação Profissional, ainda pouco presente nas pesquisas nacionais.
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