Educação profissional em interface com a educação especial: análise de matrículas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4705

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Profissional. Sinopses Estatísticas.

Resumo

Embora as matrículas da educação regular tenham aumentado nos últimos anos para os estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) poucos estudos discutem como veem ocorrendo o acesso desses estudantes no âmbito da Educação Profissional.  Assim sendo, esse artigo tem o objetivo de analisar as matrículas dos estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional, nos níveis profissionalizante e técnico (integrado, concomitante e subsequente), a partir das Sinopses Estatísticas da Educação Básica, publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Essa pesquisa será documental em abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que houve um crescimento no número de matrículas dos estudantes público-alvo da Educação Especial, na Educação Profissional, no Brasil, considerando o período de 2011 a 2018. Pode-se afirmar que produzir pesquisas que tratem do diálogo entre as modalidades de ensino de Educação Especial e de Educação Profissional é instigante, pois permite a reflexão sobre o processo de inclusão educacional na Educação Profissional e entender a sua contribuição para a inclusão no trabalho. Sendo assim, esse estudo tem relevância ao estabelecer o diálogo entre a Educação Especial e a Educação Profissional, ainda pouco presente nas pesquisas nacionais.

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Biografia do Autor

Waldísia Rodrigues de Lima, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2017), Mestre em Educação, pela Universidade Católica de Santos (2011), Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial nas áreas de Deficiência Mental, Distúrbio de Audiocomunicação pelo Centro de Estudos Superiores do Carmo da Fundação Lusíadas (1989), habilitação em Supervisão Escolar, Administração Escolar pela Universidade Católica de Santos (2004), Pós - Graduação em Psicopedagogia (1998), pela Faculdade Don Domênico e Pós-Graduação em Formação de Gestores Municipais e Políticas na Educação (2005), pela UNIFRAN. Tem experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Superior e nas modalidades: Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. Atuação na docência e Gestão de Sistemas de Ensino, elaboração de Políticas Públicas Educacionais e em Colegiados.

Graciliana Garcia Leite, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialização em Diversidade e Educação Inclusiva no Contexto das Ciências (UFMT) e Especialização em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais (UNIFEI).Mestranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) Campus de Araraquara. (Texto informado pelo autor)

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009). Atua como docente no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Além do ensino, desenvolve atividades de pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, deficiência intelectual, didática e práticas pedagógicas no contexto inclusivo, a educação especial no contexto do ensino médio e da educação de jovens e adultos, profissionalização de pessoas com deficiência. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

10/08/2021

Como Citar

DE LIMA, W. R.; LEITE, G. G.; PEREZ CAMPOS, J. A. de P. Educação profissional em interface com a educação especial: análise de matrículas. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–16, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.4705. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4705. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos