Infância, gênero e o brincar em um projeto de educação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4725

Palavras-chave:

Gênero. Brincar. Infância. Educação Social.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as questões relativas às desigualdades entre meninos e meninas nas relações desenvolvidas no brincar das crianças participantes de um projeto de Educação Social desenvolvido no Vale do Ivaí-PR. É uma pesquisa de cunho qualitativo que utiliza técnicas etnográficas. Na pesquisa, realizamos observações participantes e análise dos relatórios produzidos por educadores/as atuantes no projeto, após as intervenções e entrevistas semiestruturadas com as crianças e os/as educadores/as. A análise de dados baseou-se no método de análise de conteúdo de Bardin (1997). Apontamos que ainda há diferenças de gênero no brincar de meninas e meninos participantes do projeto, as quais ocorrem de maneiras sutis, ficando mais evidentes em práticas binárias já enraizadas na cultura dominante, como em jogos/esportes tradicionais. No decorrer da pesquisa, observamos que as crianças ainda reproduzem muitos aspectos normativos, no entanto também conseguem ressignificar algumas normas de gênero, muitas vezes sem se darem conta.

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Biografia do Autor

Cássia Cristina Furlan, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e Pedagogia pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (2016). Especialista em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - CP (2011). Mestrado em Educação (2013) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Graduação em Educação Física - Faculdade de Educação). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Cultura(s) - EDUCA. Possui experiências na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, gênero, sexualidade e suas interseccionalidades; infância, culturas infantis, jogos e brincadeiras; prática pedagógica e formação docente.

Bruna Fernanda da Silva, Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional do Vale do Ivaí

Formada no curso de Educação Física na Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM-CRV). Concluindo o Projeto de Iniciação Científica - PIC/UEM. Participante do Projeto de Pesquisa EDUCAÇÃO SOCIAL E LUDICIDADE: CONFIGURAÇÕES E TRAJETÓRIAS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. Participante do projeto de extensão "Brincadeiras com Meninas e Meninos do Vale do ívai". Tem experiências na área de jogos e brincadeiras, direitos das crianças e dos adolescente, treinamento esportivo e orientação de exercícios físicos para populações especiais.

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Entrevistas

ALEX, 10 anos, Entrevista concedida pela criança à Bruna Fernanda da Silva. Ivaiporã, PR, 31 outubro 2018.

CAROL, 7 anos. Entrevista concedida pela criança à Bruna Fernanda da Silva. Ivaiporã, PR, 31 outubro 2018.

DANIELE. Entrevista concedida pela educadora à Bruna Fernanda da Silva. Ivaiporã, PR, 31 outubro 2018.

FABIELE, 5 anos, Entrevista concedida pela criança à Bruna Fernanda da Silva. Ivaiporã, PR, 31 outubro 2018.

IRACEMA. Entrevista concedida pela educadora à Bruna Fernanda da Silva. Ivaiporã, PR, 31 outubro 2018.

LARISSA, Entrevista concedida pela educadora à Bruna Fernanda da Silva. Ivaiporã, PR, 31 outubro 2018.

LEANDRO, Entrevista concedida pela educadora à Bruna Fernanda da Silva. Ivaiporã, PR, 31 outubro 2018.

LUAN, Entrevista concedida pela educadora à Bruna Fernanda da Silva. Ivaiporã, PR, 31 outubro 2018.

LUCIANO, Entrevista concedida pela educadora à Bruna Fernanda da Silva. Ivaiporã, PR, 31 outubro 2018.

MARTA, 9 anos. Entrevista concedida pela criança à Bruna Fernanda da Silva. Ivaiporã, PR, 31 outubro 2018.

PAOLA, 8 anos. Entrevista concedida pela criança à Bruna Fernanda da Silva. Ivaiporã, PR, 31 outubro 2018.

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Publicado

06/09/2020

Como Citar

FURLAN, C. C.; SILVA, B. F. da. Infância, gênero e o brincar em um projeto de educação social. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 880–900, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4725. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4725. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos