Investigação sobre a saúde emocional e física dos estudantes de licenciatura em química de uma instituição de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4764

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout. Licenciandos. Educação.

Resumo

A Síndrome de Burnout inicialmente estava relacionada ao exercício profissional, porém estudos recentes mostraram que também pode acometer estudantes universitários. Mesmo diante das dificuldades do ambiente acadêmico, alguns alunos conseguem utilizá-las como meio de superação, fortalecendo sua resiliência. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi compreender a percepção dos alunos do Curso de Licenciatura em Química sobre a influência do ambiente acadêmico em sua saúde física, mental e emocional. Participaram da pesquisa 176 discentes, e a coleta de dados foi realizada através de um questionário dividido em três partes: a primeira contendo informações sociodemográficas; a segunda abordando sintomas da Síndrome de Burnout e a terceira sobre resiliência. Os resultados mostraram que os estudantes possuem altos índices de Exaustão Emocional, índices mais baixos de Ineficácia e Descrença e resiliência média-alta. É importante a implementação de ações de enfrentamento por parte da Universidade, pois alguns alunos mostraram estar em uma etapa de agravamento da Síndrome, fato preocupante.

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Biografia do Autor

Jéssica Danielle da Silva Brito, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciatura em Química. UFPE, Caruaru-PE, Brasil. 

Ana Lúcia Leal, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru

Doutora em Educação. Graduação em Psicologia. Professora da UFPE, Caruaru-PE, Brasil. 

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

BRITO, J. D. da S.; LEAL, A. L. Investigação sobre a saúde emocional e física dos estudantes de licenciatura em química de uma instituição de ensino superior. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–21, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.4764. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4764. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos