Investigação sobre a saúde emocional e física dos estudantes de licenciatura em química de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4764Palavras-chave:
Síndrome de Burnout. Licenciandos. Educação.Resumo
A Síndrome de Burnout inicialmente estava relacionada ao exercício profissional, porém estudos recentes mostraram que também pode acometer estudantes universitários. Mesmo diante das dificuldades do ambiente acadêmico, alguns alunos conseguem utilizá-las como meio de superação, fortalecendo sua resiliência. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi compreender a percepção dos alunos do Curso de Licenciatura em Química sobre a influência do ambiente acadêmico em sua saúde física, mental e emocional. Participaram da pesquisa 176 discentes, e a coleta de dados foi realizada através de um questionário dividido em três partes: a primeira contendo informações sociodemográficas; a segunda abordando sintomas da Síndrome de Burnout e a terceira sobre resiliência. Os resultados mostraram que os estudantes possuem altos índices de Exaustão Emocional, índices mais baixos de Ineficácia e Descrença e resiliência média-alta. É importante a implementação de ações de enfrentamento por parte da Universidade, pois alguns alunos mostraram estar em uma etapa de agravamento da Síndrome, fato preocupante.
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