Implicações da história do trabalho na formação da prática educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4767

Palavras-chave:

Trabalho. Educação. Escola pública. Emancipação humana.

Resumo

As relações de trabalho, construídas ao longo da história, influenciaram diretamente as transformações sociais, culturais, as práticas educacionais e a organização da escola pública. O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o trabalho no sistema capitalista e suas implicações na construção do processo educacional. Objetiva analisar as relações entre as mudanças no processo de produção e as formas de trabalho empregadas com a educação, a institucionalização da escola pública e as práticas pedagógicas, para compreender a necessidade e o caminho para a conquista da emancipação humana, consequentemente, da consciência de classe. Discute a organização da produção, do trabalho e da sociedade, seguido por um debate sobre suas implicações na formação da prática educacional e o papel da educação no processo emancipador dos indivíduos. Destaca o importante papel do trabalho e da educação na construção do conhecimento, da consciência de classe e na emancipação humana. Elaborado a partir de análise bibliográfica.

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Biografia do Autor

Luciana Helena de Oliveira Viceli, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação, área de pesquisa Educação Escolar Indígena. Professora e pedagoga da rede pública de educação do Paraná (SEED). Tem experiência nas Disciplinas Específicas e Coordenação do Curso Formação de Docentes.

Rosângela Célia Faustino, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pelo PPGE/UFSC. Professora das licenciaturas de Pedagogia e Pedagogia EaD na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação PPE/UEM-PR (Mestrado e Doutorado). Linha: Políticas e Gestão da Educação.

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Publicado

06/09/2020

Como Citar

VICELI, L. H. de O.; FAUSTINO, R. C. Implicações da história do trabalho na formação da prática educacional. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 861–879, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4767. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4767. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos