Implicações da história do trabalho na formação da prática educacional
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4767Palavras-chave:
Trabalho. Educação. Escola pública. Emancipação humana.Resumo
As relações de trabalho, construídas ao longo da história, influenciaram diretamente as transformações sociais, culturais, as práticas educacionais e a organização da escola pública. O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o trabalho no sistema capitalista e suas implicações na construção do processo educacional. Objetiva analisar as relações entre as mudanças no processo de produção e as formas de trabalho empregadas com a educação, a institucionalização da escola pública e as práticas pedagógicas, para compreender a necessidade e o caminho para a conquista da emancipação humana, consequentemente, da consciência de classe. Discute a organização da produção, do trabalho e da sociedade, seguido por um debate sobre suas implicações na formação da prática educacional e o papel da educação no processo emancipador dos indivíduos. Destaca o importante papel do trabalho e da educação na construção do conhecimento, da consciência de classe e na emancipação humana. Elaborado a partir de análise bibliográfica.
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