Fluência e compreensão textual: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4777

Palavras-chave:

Compreensão textual. Ensino Fundamental. Fluência Leitora.

Resumo

A leitura fluente (leitura com precisão, velocidade e prosódia) é uma das habilidades que influenciam a compreensão de textos. O objetivo deste trabalho foi identificar, por meio de uma revisão sistemática, evidências empíricas das relações entre os componentes da fluência e a compreensão da leitura e os métodos utilizados nesses estudos. O método do presente artigo consistiu num levantamento e análise de trabalhos publicados e disponíveis integralmente nas bases eletrônicas ERIC, CAPES e Busca Integrada UFPR – Acervo SIBI. Dos 989 trabalhos, que retornaram da busca eletrônica, 64 artigos foram analisados, dos quais 12 são em português e 52 em inglês. Os estudos analisados mostram a existência de uma relação positiva entre fluência e compreensão de textos, sendo poucos os que estudaram diretamente a leitura com prosódia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Girlane Moura Hickmann, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba.

Doutora em Educação, na área de Processos Psicológicos e Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil; Doutorado sanduíche. na Kent State University-KSU, EUA (PDSE-CAPES),; Mestre em Educação na área de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil; Graduação em Línguas Modernas pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Brasil; Técnico em contabilidade; Educadora com experiência em processos de ensino-aprendizagem (idiomas português e inglês); Pesquisadora do conhecimento educacional (professor / aluno - interações, processos de aquisição da linguagem, estilos de liderança de educadores, motivação para o aprendizado, aprimoramento e dificuldades das habilidades de leitura e escrita, bilinguismo); Redatora de material didático; Líder Coach com experiência em negociação e mediação de conflitos. 

Elaine Doroteia Hellwig Braz, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba.

Mestre em Educação pela linha Processos Psicológicos em Contextos Educacionais da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018), possui especialização em Educação Especial (2004), graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Tuiuti do Paraná (1994). Possui dois padrões na Rede Municipal de Ensino de Curitiba como professor: de anos iniciais (1º ao 5º) e anos finais (6º ao 9º ano). Atualmente Gerente de Desenvolvimento Profissional da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Foi coordenadora local do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014 - 2016). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização. Tema de pesquisa do mestrado: Ensino da Compreensão Leitora.

Sandra Regina Kirchner Guimarães, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba.

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Professora aposentada como Associada II, atualmente permanece como Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos Processos de Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem inicial e aperfeiçoamento da linguagem escrita, habilidades metacognitivas e metalinguísticas, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita.

Referências

ALMEIDA, V. Pausas preenchidas e domínios prosódicos: evidências para a validação do descritor fluência em um teste de proficiência oral em língua estrangeira. Revista Alfa, São Paulo, v. 53, n.1, p. 167-193, 2009. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/download/1683/1364/4199. Acesso em: 19 jul. 2018.

ANDRADE, A. J. L de; CELESTE, L. C.; ALVES, L. M. Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II. Audiol., Commun. Res., São Paulo, v. 24, e1983, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/acr/v24/2317-6431-acr-24-e1983.pdf. Acesso em: 07 ago. 2019.

BAKER, D. L. et al. Effect of reading comprehension on passage fluency in Spanish and English for second-grade English learners. School Psychology Review, v. 40, n. 3, p. 331-351, 2011. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ962055. Acesso em: 19 jul. 2018.

BASARAN, M. Reading fluency as an indicator of reading comprehension. Educational Sciences: Theory & Practice, v. 13, n. 4, p. 2287-2290, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.12738/estp.2013.4.1922. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1027694.pdf. Acesso em: 19 jul. 2018.

BENJAMIN, R. G.; SCHWANENFLUGEL, P. J. Text complexity and oral reading prosody in young readers. Reading Research Quarterly, v. 45, n. 4, p. 388-404, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1598/RRQ.45.4.2. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1598/RRQ.45.4.2. Acesso em: 07 ago. 2019.

BOVO, E. B. P; LIMA, R. F. de; SILVA, F. C. P. da; CIASCA, S. M. Relações entre as funções executivas, fluência e compreensão leitora em escolares com dificuldades de aprendizagem. Psicopedagogia, v. 33, n. 102, p. 272-282, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84862016000300006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 ago. 2018.

BRASIL. Relatório final do grupo de trabalho alfabetização infantil: os novos caminhos. 2. ed. Câmara dos Deputados, Comissão de Educação e Cultura, 2007. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/1924. Acesso em: 19 jul. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/pisa. Acesso em: 07 ago. 2019.

BURNS, M. K. et al. Minimum reading fluency necessary for comprehension among second-grade students. Psychology in the Schools, v. 48, n. 2, p. 124-132, 2011. DOI: https://doi.org/10.1002/pits.20531. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/pits.20531. Acesso em: 19 jul. 2018.

CARDOSO-MARTINS, C.; NAVAS, A. N. O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal. Educ. rev., Curitiba, n. 62, p. 17-32, dez., 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000400017&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 jul. 2018.

CHANG, E. M.; AVILA, C. R. B. de. Compreensão leitora nos últimos anos dos ciclos I e II do Ensino Fundamental. CoDAS, v. 26, n. 4, p. 276-285, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/201420130069. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2317-17822014000400276&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 19 ago. 2019.

CLEMENS, N. H.; SHAPIRO, E.S.; WU, J-Y; TAYLOR, A. B.; CASKIE, G.L. Monitoring earlier first-grade reading progress: A comparison of two measures. Jornal of learning Disabilities, v. 47, p. 254-270, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/0022219412454455. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22941462/. Acesso em: 19 jul. 2018.

CLEMENTI, L. B. Readers’ theater: a motivating method to improve reading fluency. Phi Delta Kappan, v. 91, n. 5, p. 85-88, 2010. DOI: https://doi.org/10.1177%2F003172171009100524. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/003172171009100524. Acesso em: 19 ago. 2018.

CUNHA, V. L. O.; MARTINS, M. A.; CAPELLINI, S. A. Relação entre fluência e compreensão leitora em escolares com dificuldade de aprendizagem. Psicologia: Teoria e Prática, v. 33, p. 1-8, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e33314. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-37722017000100313&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 19 jul. 2018.

DUESBERY, L.; JUSTICE, P. Effects of an Elementary Language Arts Unit on Critical Thinking, Reading, and Writing. Journal of Education and Practice, v. 6, n. 1, p.148-155, 2015. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1083770. Acesso em: 19 jul. 2018.

GIBSON, L. Jr.; CARTLEDGE, G.; KEYES, S. E. A Preliminary Investigation of Supplemental Computer-Assisted Reading Instruction on the Oral Reading Fluency and Comprehension of First-Grade African American Urban Students. Journal of Behavioral Education, v. 20, n. 4, p. 260-282, 2011. DOI: https://doi.org/10.1007/S10864-011-9136-7. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/A-Preliminary-Investigation-of-Supplemental-Reading-Gibson-Cartledge/810f255499702946e9eb6f605f71e36d69b49bb9. Acesso em: 19 set. 2018.

GUARESI, R.; SILVA, D.V.; OLIVEIRA, E.S.D. de; ZAMILUTE, H. G. Relação entre fluência e compreensão leitora em estudantes de 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental. SIGNO, Santa Cruz do Sul, v. 43, n. 77, p. 43-52, 2018. DOI: 10.17058/signo.v43i77.11505. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/download/11505/pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.

HALE, A. et al. Comparing comprehension following silent and aloud reading across elementary and secondary students: Implication for curriculum-based measurement. Behavior Analyst Today, v. 8, n. 1, p. 9-23, 2007. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ800965. Acesso em: 19 jul. 2018.

HAWKINS, R. et al. Comparing the efficiency of repeated reading and listening-while-reading to improve fluency and comprehension. Education & Treatment of Children, v. 38, n. 1, p. 49-70, 2015. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1070168. Acesso em: 19 jul. 2018.

HUDSON, R. F.; LANE, H. B.; PULLEN, P. C. Reading Fluency Assessment and Instruction: What, Why, and How? Reading Teacher, v. 58, n. 8, p. 702-714, maio 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1598/RT.58.8.1. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ684440. Acesso em: 19 jul. 2018.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Aplicação do Pisa 2018 termina com cerca de 13 mil estudantes avaliados. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/aplicacao-do-pisa-2018-termina-com-cerca-de-13-mil-estudantes-avaliados/21206. Acesso em: 19 jul. 2018.

KAWANO; C. E. et al. Parâmetros de fluência e tipos de erros na leitura de escolares com indicação de dificuldades para ler e escrever. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, n. 1, p. 9-18, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-80342011000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000100004. Acesso em: 19 ago. 2018.

KIDA, A. S. B.; CHIARI, B. M.; ÁVILA, C. R. B de. Escala de leitura: proposta de avaliação das competências leitoras. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 4, p. 546-53, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000400012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-80342010000400012&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 19 ago. 2018.

KOCAARSLAN, M; ERGÜN, A. Evaluating Year-end Oral Reading Records of first graders in terms of prosody proficiency. Journal of Education and training Studies, Turkey, v 5, n. 1, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.11114/jets.v5i1.1948. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1122597. Acesso em: 19 jul. 2018.

KUHN, M. R.; SCHWANENFLUGEL, P. J.; MEISINGER, E. B. Aligning theory and assessment of reading fluency: Automaticity, prosody, and definitions of fluency. Reading Research Quarterly, v. 45, n. 2, p. 232-253, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1598/RRQ.45.2.4. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ880112. Acesso em: 19 jul. 2018.

MALUF, M. R. O psicólogo Escolar e a Alfabetização. In: MARTÍNEZ, A. M. (org.) Psicologia escolar e compromisso social. 2. ed. Campinas, SP: Alínea, 2007.

MOUSINHO, R. et al. Compreensão, velocidade, fluência e precisão de leitura no segundo ano do Ensino Fundamental. Revista Psicopedagogia, v. 26, n. 79, p. 48-54, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84862009000100007. Acesso em: 20 set. 2018.

MUNGER, K. A. et al. Does the Dynamic Indicators of Basic Early Literacy Skills Next Assessment Take a "Simple View" of Reading? Educational Assessment, v. 19, n. 3, p. 204-228, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/10627197.2014.934609. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1035777. Acesso em: 19 jul. 2018.

NASCIMENTO, T. A. et al. Fluência e compreensão leitora em escolares com dificuldades de leitura. J. Soc. Bras. Fonoaudiol., São Paulo, v. 23, n. 4, p. 335-343 Dec. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S2179-64912011000400008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2179-64912011000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 set. 2018.

NATIONAL READING PANEL. Report of the National Reading Panel: Reports of the the subgroups. Washington, DC: U.S. Government Printing Office, 2000.

OAKHILL, J.; CAIN, K.; ELBRO, C. Understanding and teaching reading comprehension: a handbook. New York: Rutledge, 2015.

OCDE. Education at a Glance 2012: OECD Indicators. OECD Publishing, Paris. 2012.

OCDE. Education at a Glance 2016: OECD Indicators. OECD Publishing, Paris. 2015.

PAGAN, S.; SÉNÉCHAL, M. Involving parents in a summer book reading program to promote reading comprehension, fluency, and vocabulary in grade 3 and grade 5 children. Canadian Journal of Education, v. 37, n. 2, p. 1-31, 2014. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1057959.pdf Acesso em: 20 mar. 2019.

PAIGE, D. D. et al. Interpreting the Relationships Among Prosody, Automaticity, Accuracy, and Silent Reading Comprehension in Secondary Students. Journal of Literacy Research, v. 46, n. 2, p. 123-156, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/1086296X14535170. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1039751. Acesso em: 19 jul. 2018.

PATTON, B. et al. The comparative effect of fluency instruction with and without a comprehension strategy for elementary school students. International Journal of Special Education, v. 25, n. 2, p. 100-112, 2010. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ890589. Acesso em: 19 jul. 2018.

PETSCHER, Y.; KIM, Y. S. The utility and accuracy of oral reading fluency score types in predicting reading comprehension. J Sch Psychol., v. 49, n. 1, p.107-29, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsp.2010.09.004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022440510000646. Acesso em: 20 set. 2018.

PINTO, J. C. B. R.; NAVAS, A. L. G. P. Efeitos da estimulação da fluência de leitura com ênfase na prosódia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Soc. Bras. Fonoaudiol., São Paulo, v. 23, n. 1, p. 21-26, mar. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2179-64912011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 set. 2018.

PULIESI, S.; MALUF, M. R. A fluência e sua importância para a compreensão da leitura. Psico-USF (Impresso), v. 19, p. 467-475, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712014019003009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-82712014000300010&lng=en&nrm=iso/&tlng=pt. Acesso em: 20 set. 2018.

RASINSKI, T., RUPLEY, W., & NICHOLS, W. Two essential ingredients: Phonics and fluency getting to know each other. The Reading Teacher, v. 62, n. 3, p. 57-260, 2008. DOI: https://10.1598/RT.62.3.7. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/237973009_Two_Essential_Ingredients_Phonics_and_Fluency_Getting_to_Know_Each_Other. Acesso em: 22 ago. 2019.

RASINSKI, T. et al. The Relationship Between a Silent Reading Fluency Instructional Protocol on Students’ Reading Comprehension and Achievement in an Urban School Setting. Reading Psychology, v. 32, p. 75-97, 2011. DOI: https://10.1080/02702710903346873. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26347186/. Acesso em: 05 ago. 2019.

RIBEIRO, I. et al. Beyond word recognition, fluency, and vocabulary: The influence of reasoning on reading comprehension. Australian Journal of Psychology, v. 68, n. 2, 107-115. 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/ajpy.12095. Disponível em: https://aps.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ajpy.12095. Acesso em: 05 ago. 2019.

SALLES, J. F.; PARENTE, M. A. M. P. Compreensão textual em alunos de segunda e terceira séries: uma abordagem cognitiva. Estudos de Psicologia, v. 9, n.1, p. 71-80, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2004000100009.

Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v9n1/22383.pdf. Acesso em: 22 ago. 2019.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. Tradução: Daisy Vaz de Moraes, 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SPEAR-SWERLING, L. Children’s reading comprehension and oral reading fluency in easy text. Reading and Writing, v. 19, p. 199-220, 2006. DOI: https://doi.org/10.1007/s11145-005-4114-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11145-005-4114-x. Acesso em: 20 ago. 2019

U.S. DEPARTMENT OF EDUCATION - INSTITUTE OF EDUCATION SCIENCES. What Works Clearinghouse. Open Court Reading. Washington, DC: Institute of Education Sciences, out. 2014a.

______. What Works Clearinghouse. Read Naturally®. Washington, DC: Institute of Education Sciences, jul. 2013b.

______. What Works Clearinghouse. Corrective Reading. Washington, DC: Institute of Education Sciences, set. 2010c.

______. What Works Clearinghouse. Fast ForWord®. Washington, DC: Institute of Education Sciences, set. 2010d.

______. What Works Clearinghouse. Write & Type! Washington, DC: Institute of Education Sciences, maio 2007e.

______. What Works Clearinghouse. Accelerated Reader/Reading Renaissance. Washington, DC: Institute of Education Sciences. abr. 2007f.

______. What Works Clearinghouse. Stepping Stones to Literacy. Washington, DC: Institute of Education Sciences, jun. 2007g.

______. What Works Clearinghouse. Reading Mastery1/SRA/McGraw-Hill. Washington, DC: Institute of Education Sciences, set. 2007h.

VEENENDAAL, N. J.; GROEN, M. A.; VERHOEVEN, L. The Contribution of Segmental and Suprasegmental Phonology to Reading Comprehension. Reading Research Quarterly, v. 51, n. 1, p. 55-66, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4991552/. Acesso em: 05 ago. 2019.

VIANA. F. L. et al. Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica. Exedra. Português: Investigação e Ensino. n. temático, p. 447-465, dez. 2012. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/34996. Acesso em: 05 ago. 2019.

WEBB, A. N.; RULE, A. C. Effects of Teacher Lesson Introduction on Second Graders’ Creativity in a Science/Literacy Integrated Unit on Health and Nutrition. Early Childhood Education Journal, v. 42, p. 351-360, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10643-013-0615-4. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10643-013-0615-4.Acesso em: 20 dez. 2018.

WOOD, D. E. Modeling the relationships between cognitive and reading measures in third and fourth grade children. Journal of Psychoeducational Assessment, n. 27, p. 96-112, 2009. DOI: https://doi.org/10.1177/0734282908323609. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2009-04895-002. Acesso em: 19 jul. 2018.

Downloads

Publicado

28/01/2021

Como Citar

HICKMANN, G. M.; BRAZ, E. D. H.; GUIMARÃES, S. R. K. Fluência e compreensão textual: uma revisão sistemática. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–22, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.4777. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4777. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos