Fluência e compreensão textual: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4777Palavras-chave:
Compreensão textual. Ensino Fundamental. Fluência Leitora.Resumo
A leitura fluente (leitura com precisão, velocidade e prosódia) é uma das habilidades que influenciam a compreensão de textos. O objetivo deste trabalho foi identificar, por meio de uma revisão sistemática, evidências empíricas das relações entre os componentes da fluência e a compreensão da leitura e os métodos utilizados nesses estudos. O método do presente artigo consistiu num levantamento e análise de trabalhos publicados e disponíveis integralmente nas bases eletrônicas ERIC, CAPES e Busca Integrada UFPR – Acervo SIBI. Dos 989 trabalhos, que retornaram da busca eletrônica, 64 artigos foram analisados, dos quais 12 são em português e 52 em inglês. Os estudos analisados mostram a existência de uma relação positiva entre fluência e compreensão de textos, sendo poucos os que estudaram diretamente a leitura com prosódia.Downloads
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