O (des)pertencimento do sentido pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4779Palavras-chave:
Escola sem partido. Ato pedagógico. Silenciamento do professor.Resumo
A visão conservadora na educação patrocinada pela elite dominante intenta, pelo programa Escola sem Partido, tacitamente, amordaçar a atuação docente para combater a ideologização. O objetivo é problematizar o (des)pertencimento do sentido pedagógico na educação escolar a partir da visão e da ação dos professores. Consideramos falta de pertencimento a possível aprovação do Projeto de Lei nº 867/2015, Escola sem Partido, que visa silenciar os professores. A sistematização deste texto segue orientações da pesquisa bibliográfica e documental. Entendemos o sentido do ato pedagógico conforme o sentido político atribuído ao ato de ensinar e aprender. A prática docente, exercida conforme o programa, não dialoga com o mundo real, nega a relação teoria e prática, reforça a ideia da neutralidade da educação. Isso representa a desqualificação da educação pública, tornando o professor mero transmissor de conhecimentos, repassador de verdades absolutas, as que interessam à burguesia avessa ao desenvolvimento do pensamento crítico.
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