O (des)pertencimento do sentido pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4779

Palavras-chave:

Escola sem partido. Ato pedagógico. Silenciamento do professor.

Resumo

A visão conservadora na educação patrocinada pela elite dominante intenta, pelo programa Escola sem Partido, tacitamente, amordaçar a atuação docente para combater a ideologização. O objetivo é problematizar o (des)pertencimento do sentido pedagógico na educação escolar a partir da visão e da ação dos professores. Consideramos falta de pertencimento a possível aprovação do Projeto de Lei nº 867/2015, Escola sem Partido, que visa silenciar os professores. A sistematização deste texto segue orientações da pesquisa bibliográfica e documental. Entendemos o sentido do ato pedagógico conforme o sentido político atribuído ao ato de ensinar e aprender. A prática docente, exercida conforme o programa, não dialoga com o mundo real, nega a relação teoria e prática, reforça a ideia da neutralidade da educação. Isso representa a desqualificação da educação pública, tornando o professor mero transmissor de conhecimentos, repassador de verdades absolutas, as que interessam à burguesia avessa ao desenvolvimento do pensamento crítico.

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Biografia do Autor

Jerônimo Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim - RS

Professor dos cursos: Pedagogia, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Mestrado Profissional em Educação. Campus Erechim, Universidade Federal da Fronteira Sul.

Rômulo Menegas, Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Raul Barbosa Paulo Bento - RS

Professor da Educação Básica de Educação Física e Cooordenador Pedagógico da EEEM Coronel Raul Barbosa, Paulo Bento - RS. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE - UFFS/Campus Erechim.

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

SARTORI, J.; MENEGAS, R. O (des)pertencimento do sentido pedagógico. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–16, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.4779. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4779. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos