Paradigma indiciário: contribuições para a pesquisa em Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4858

Palavras-chave:

Paradigma Indiciário. Educação Matemática. Pesquisa Qualitativa. Dispositivo de Análise.

Resumo

O estudo em tela tem como objetivo apresentar o Paradigma Indiciário, sistematizado por Carlo Ginzburg, como dispositivo de análise de dados nas pesquisas qualitativas em Educação Matemática. Para tanto, apresenta-se o recorte de uma pesquisa de mestrado em que tal proposta foi desenvolvida. Verificou-se que tal dispositivo permite o tratamento de dados irreprodutíveis e uma análise interpretativa rica, isso porque alerta sobre os detalhes, minúcias, pistas que estão nas entrelinhas do que não é observável. A análise e interpretação constituem-se através de pistas, indícios e argumentos, por meio dos quais é possível remontar uma realidade aparentemente opaca. Conclui-se que o Paradigma Indiciário traz muitas contribuições para esse campo de pesquisa, pois permite adentrar o universo dos fatos, símbolos e significados que envolvem a Educação Matemática, o qual é carregado de fatores complexos e dinâmicos, mas que certamente se entrelaçam em determinado momento e podem explicar com profundidade problemas que o envolvem.

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Biografia do Autor

Patrícia Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Uberaba

Licenciada em Matemática e mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atualmente é professora da Educação básica.

Váldina Gonçalves da Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Uberaba

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e coordenadora e pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC).

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Publicado

20/12/2020

Como Citar

SANTOS, P. F. dos; COSTA, V. G. da. Paradigma indiciário: contribuições para a pesquisa em Educação Matemática. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1298–1314, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4858. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4858. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos