A arte e as demandas da educação do Século XXI
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4860Palavras-chave:
Arte-educação. Aprendizagem ativa. Competências do Século XXI.Resumo
Um dos paradigmas vigentes na discussão sobre as necessárias mudanças na educação é a ideia de proporcionar experiências que viabilizem uma aprendizagem mais ativa para os estudantes, desenvolvendo e aprimorando competências fundamentais para suas vidas, como, por exemplo, autonomia, criatividade, empatia e colaboração. Capacidades que podem encontrar na experimentação artística uma importante aliada. Assim, o texto apresenta uma reflexão a respeito das contribuições possíveis entre a arte-educação e as demandas do Século XXI, sobretudo, através de uma ótica interessada em refletir sobre uma possível dimensão mais utilitária e prática da relação entre arte e educação. Isto é, o quanto as habilidades desenvolvidas pela arte-educação são das mais fundamentais para o mundo de hoje, perpassando dimensões cognitivas, intrapessoais e interpessoais. Desta forma, além de explicitar essas questões por meio de autores da arte-educação, também são apresentados exemplos de iniciativas de pesquisas e práticas educacionais que já evidenciam o quanto a imprescindível relação entre arte e educação é um dos assuntos mais relevantes para iniciativas que buscam promover uma aprendizagem mais ativa e significativa.Downloads
Referências
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BATTRO, Antonio M; FISCHER, Kurt; LÉNA, Pierre. The educated brain: essays in neuroeducation. New York: Cambridge University Press, 2008.
BONWELL, Charles; EISON, James. Active Learning: creating excitement in the Classroom. Washington: The George Washington University, 1991.
BRUNO, Lúcia (org.). Educação, qualificação e desenvolvimento econômico. In: Educação e trabalho no capitalismo contemporâneo. Porto Alegre: Atlas, 1995.
BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. Porto Alegre: Artmed, 2008.
CATTERALL, James S. Conversation and Silence: Transfer of Learning Through the Arts. Journal for learning through the arts, Irvine, volume 1, issue 1, 2005.
CHELLGREN, Paul. What good is arts Education? Educating for the workplace through the Arts. Business Week, October 28, 1996, p.12.
CISCO. The Learning Society. CISCO Public Information, 2010.
DOLZ, Joaquim; OLLAGNIER, Edmée. O enigma da competência em educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.
EISNER, Elliot W. The arts and the creation of mind. Harrisonburg: Yale University Press, 2002.
FABIÃO, Eleonora B. Ações cariocas: 7 ações para o Rio de Janeiro. Cavalo Louco, v. 8, 2010.
FOSTER, Hal. O artista como etnógrafo. In: FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paula: Cosac Naify, 2014. p.159-185.
GAZZANIGA, Michael. Learning, Arts, and the brain: the dana consortium report on Arts and cognition. New York: Dana press, 2008.
HARDIMAN, Mariale; MAGSAMEN, Susan; MCKHANN, Guy; EILBER, Janet. Neuroeducation: learning, Arts, and the brain. New York: Dana Press, 2009.
LEVINE, Peter; KAWASHIMA-GINSBERG, Kei. Civic Education and deeper learning. Students at the center: deeper learning research series. Boston, MA: Jobs for the Future, 2015.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Cia das Letras, 2015.
LOWENFELD, Viktor. Creative and mental growth. New York: Macmillan, 1957.
MORÁN, José. Mudando a Educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Convergências midiáticas, Educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Education for life and work: developing transferable knowledge and skills in the 21st century. Washington DC, 2012.
PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto alegre: Penso, 2017.
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso, 2013.
POSNER, Michael; ROTHBART, Mary; SHEESE, Brad E; KIERAS, Jessica. How Arts training influences cognition. In: GAZZANIGA, Michael. Learning, arts, and the brain: the dana consortium report on Arts and cognition. New York: Dana press, 2008.
RESNICK, Lauren B. Education and learning to think. Washington, DC: National Academy Press, 1987.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do Século XXI. Brasília: UNESCO, 2015
WINNER, Ellen; GOLDSTEIN, Thalia R; VICENT-LANCRIN, Stéphan. Art for Art's sake? The impact of Arts Education. Educational Research and Innovation, OECD Publishing, 2013.
WORKMAN, Emily. Education trends - beyond the core: advancing student success through the arts. Education commission of the states. September 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).