O professor readaptado na biblioteca escolar: práticas educativas possíveis em um novo espaço laboral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4872

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar. Práticas Educativas. Professor Readaptado

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEprof) durante o biênio 2018/2019 e teve como objetivo investigar a função e quais práticas educativas são desenvolvidas por professores readaptados que trabalham na Biblioteca Escolar de três Escolas Estaduais da Rede Pública de Ensino da cidade de Porto Velho (RO). A metodologia utilizada foi pautada na epistemologia da pesquisa-ação, visando observar e identificar as atividades desenvolvidas pelos professores responsáveis pela Biblioteca Escolar. A finalidade dos instrumentos de coleta de dados observação, análise documental, diário de campo e entrevista semiestruturada está relacionada aos pressupostos da abordagem qualitativa desta pesquisa. Os resultados indicam que as atividades desenvolvidas pelos professores readaptados vão do incentivo à leitura até a realização de projetos que acontecem em locais improvisados onde faltam recursos materiais e humanos. Para auxiliar no embasamento teórico, dialogamos com os autores Day (2001), Freire (2013) e Silva (1999).

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Biografia do Autor

Célia Reis Sales, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestra em Educação Escolar – Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEE/UNIR). Bibliotecária do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Zona Norte. Graduada em História e   Biblioteconomia, ambas pela UNIR. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS).

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora  em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Universidade de Lisboa. Docente do Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGE-UNIR). . Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em  Educação, História e Memória (MNEMOS).

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

SALES, C. R.; PIMENTA, J. S. O professor readaptado na biblioteca escolar: práticas educativas possíveis em um novo espaço laboral. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–22, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.4872. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4872. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos