O professor readaptado na biblioteca escolar: práticas educativas possíveis em um novo espaço laboral
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4872Palavras-chave:
Biblioteca Escolar. Práticas Educativas. Professor ReadaptadoResumo
Este artigo é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEprof) durante o biênio 2018/2019 e teve como objetivo investigar a função e quais práticas educativas são desenvolvidas por professores readaptados que trabalham na Biblioteca Escolar de três Escolas Estaduais da Rede Pública de Ensino da cidade de Porto Velho (RO). A metodologia utilizada foi pautada na epistemologia da pesquisa-ação, visando observar e identificar as atividades desenvolvidas pelos professores responsáveis pela Biblioteca Escolar. A finalidade dos instrumentos de coleta de dados observação, análise documental, diário de campo e entrevista semiestruturada está relacionada aos pressupostos da abordagem qualitativa desta pesquisa. Os resultados indicam que as atividades desenvolvidas pelos professores readaptados vão do incentivo à leitura até a realização de projetos que acontecem em locais improvisados onde faltam recursos materiais e humanos. Para auxiliar no embasamento teórico, dialogamos com os autores Day (2001), Freire (2013) e Silva (1999).
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