Responsabilidade social e relações com pares na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4939

Palavras-chave:

Responsabilidade social. Relações entre pares. Infância.

Resumo

Este estudo teve como objetivo discutir como as relações entre pares - como cooperação, amizade, clima de cuidado, ajuda e expectativas dos pares para comportamentos pró-sociais, podem potencializar o desenvolvimento da responsabilidade social durante a infância, com base em estudos empíricos. Realizou-se revisão sistemática de literatura, seguindo o protocolo PRISMA, buscando-se artigos nas bases de dados Scopus, Scielo, DOAJ e ERIC, publicados entre 2009 a 2019. Considerando critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas quatro publicações para análise. Tais publicações foram lidas na íntegra e analisadas com relação ao tipo de pesquisa e principais resultados encontrados quanto à associação de relações entre pares e responsabilidade social. Após leitura integral, dois artigos foram excluídos. Os resultados indicam que relações sociais cooperativas, de ajuda, cuidado com o outro e o apoio aos pares podem contribuir para o desenvolvimento da responsabilidade social na infância, embora sejam escassos os estudos empíricos que comprovem a associação.

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Biografia do Autor

Loriane Trombini Frick, Universidade Federal do Paraná, Curitiba

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Setor de Educação, área de Psicologia da Educação

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Publicado

30/08/2020

Como Citar

FRICK, L. T. Responsabilidade social e relações com pares na infância. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 672–686, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4939. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4939. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos