Responsabilidade social e relações com pares na infância
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4939Palavras-chave:
Responsabilidade social. Relações entre pares. Infância.Resumo
Este estudo teve como objetivo discutir como as relações entre pares - como cooperação, amizade, clima de cuidado, ajuda e expectativas dos pares para comportamentos pró-sociais, podem potencializar o desenvolvimento da responsabilidade social durante a infância, com base em estudos empíricos. Realizou-se revisão sistemática de literatura, seguindo o protocolo PRISMA, buscando-se artigos nas bases de dados Scopus, Scielo, DOAJ e ERIC, publicados entre 2009 a 2019. Considerando critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas quatro publicações para análise. Tais publicações foram lidas na íntegra e analisadas com relação ao tipo de pesquisa e principais resultados encontrados quanto à associação de relações entre pares e responsabilidade social. Após leitura integral, dois artigos foram excluídos. Os resultados indicam que relações sociais cooperativas, de ajuda, cuidado com o outro e o apoio aos pares podem contribuir para o desenvolvimento da responsabilidade social na infância, embora sejam escassos os estudos empíricos que comprovem a associação.
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