A importância do livro didático na integralização e aulas de Química em escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4947

Palavras-chave:

Livro Didático. Escola pública. Ensino de Química.

Resumo

Nos atos de ensino do professor de Química, o livro didático (LD) é muito mais do que um simples instrumento de leitura e trata-se de um recurso já consolidado na escola. Neste âmbito, o principal objetivo deste trabalho é analisar a utilização do LD nas integralições de aula de Química de professores do ensino médio em escolas públicas na região amazônica. Para isso, com abordagem qualitativa e características descritivas, realizamos um recorte de pesquisa, selecionando dados de um professor (Pq1) e o que trabalhou a estequiometria no ensino de Química. Os resultados apontam para limitações formativas e instrumentais para estratégias de ensino que se aproxime ou se tornem potenciais para o ensino por investigação. Portanto, os docentes devem estar mais bem preparados para selecionar o LD, de modo a estabelecer uma definição do que ele representa, visando entender sua função em suas integralições de aulas de Química.

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Biografia do Autor

Carlos Jose Trindade da Rocha, Universidade Federal do Pará, UFPA, Castanhal.

Pós-Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UFAM),Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática (UFABC/SP), Mestrado em Ciência de la Educación (UAA/PY), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UCAM/RJ), Especialização em Educação Social para Juventude (UFPA), Pedagogia (2ª Licenciatura/Unicesumar), Licenciatura Plena em Ciências Naturais/Química (UEPA), Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão: FormAÇÃO de professores de Ciências (UFPA/Campus Castanhal), do Grupo Transformação de professores de Ciências e Matemática (UFPA) e Interações Dialógicas na Experimentação Investigativa em ações do Clube de Ciências da UFPA/Campus Castanhal. Pós-Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PROCAD/PPGECIM/UFAM/UFMA/UFSC 2019-2020). Atualmente é professor SEDUC/Pará e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA/UFPA/Campus Castanhal), atuando na área de formação de professores e ensino de Ciências. Tem interesse nas áreas de Educação, Ensino de Ciências e Metodologia da Pesquisa, com foco no Desenvolvimento Profissional Docente, metodologias ativas e formação do sujeito investigativo.

Sidilene Aquino de Farias, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Manaus.

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Química, com: cromatografia, separação e identificação de classes lipidicas, ácidos graxos (peixes e oleos vegetais), análise de combustíveis. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação Química, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino médio, materiais didáticos e experimentação no ensino.

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Publicado

28/12/2020

Como Citar

ROCHA, C. J. T. da; FARIAS, S. A. de. A importância do livro didático na integralização e aulas de Química em escola pública. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1547–1560, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4947. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4947. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos