As políticas de avaliação e suas implicações na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4962

Palavras-chave:

Indicadores de Qualidade. Político-pedagógico. Educação Infantil. Políticas educacionais.

Resumo

As políticas educacionais de avaliação são pressupostos legais que legitimam a obrigatoriedade do Estado em cumprir o direito ao acesso gratuito e de qualidade à Educação Infantil. Este artigo teve, assim, como objetivo, compreender as políticas de avaliação na Educação Infantil como dever do Estado e suas implicações legais e estruturais no atendimento escolar. Este estudo delineou-se de uma pesquisa bibliográfica referenciada em Marconi e Lakatos (2010). As inferências e as interpretações aconteceram mediante a “análise de citações”, conforme estudos de Romancini (2010), compiladas direta e indiretamente a partir da relação discursiva realizada com os autores elencados. Os resultados revelaram que a reciprocidade entre as políticas de avaliação da Educação Infantil e a obrigatoriedade do Estado implicam a qualidade do atendimento escolar e o desenvolvimento amplo da criança. Espera-se, desse modo, que as implicações levantadas neste estudo possam incentivar gestores da educação e destinatários das políticas educacionais a eleger, em caráter político-pedagógico, os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil como política de fato e de uso.

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Biografia do Autor

Romilson Brito de Azevedo, Universidade Federal do Amazonas-UFAM Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente

Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades e graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA). Colaborador no Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem (LAPESAM)- UFAM/IEAA. Humaitá-AM, Brasil.

Valmir Flores Pinto, Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente

Doutor em Estudos em Ensino Superior - Universidade de Aveiro, Portugal com Revalidação em Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul. Bacharelado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul. Coordenador do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades -UFAM/IEAA. Humaitá-AM, Brasil.

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

AZEVEDO, R. B. de; PINTO, V. F. As políticas de avaliação e suas implicações na educação infantil. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–22, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.4962. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4962. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos