Ser docente no século xxi: reflexões sobre sabedoria digital
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4992Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem. TICs. Docência.Resumo
Pensar no processo de desenvolvimento da sociedade requer refletir sobre o desenvolvimento da comunicação. Na era atual que vivemos, no período técnico-científico-informacional (SANTOS, 1994), há uma ascenção da chamada cibercultura (LÉVY, 1999), que, por sua vez, tem influenciado no processo de ensino-aprendizagem. Neste escopo de análise, é primordial entender a respeito da chamada “sabedoria digital” (PRENSKY, 2012). Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo perfazer uma reflexão sobre a seguinte problemática: qual a relação entre TICs e o contexto educacional, considerando observação junto de docentes do ensino superior de uma Faculdade em Rio do Sul (Santa Catarina)? O percurso teórico-metodológico versa sobre uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e estudo de caso. Para coleta dos dados, foi utilizada a técnica do questionário. Como resultados, se postula que: i) as TICs por si só não contribuem ao processo de [para o] ensino-aprendizagem; ii) é preciso mediação para o uso prudente; iii) é necessária existência de infraestrutura institucional para uso das TICs, bem como, trabalhos de sensibilização; e iv) se faz necessária atuação conjunta de três pilares: 1) sabedoria docente; 2) sabedoria digital; e 3) sabedoria à mediação.
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