Análise da prática pedagógica de docentes da matemática na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4994

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Ensino da Matemática. TRI.

Resumo

Esta pesquisa objetivou refletir sobre a prática didático-pedagógica de docentes da Matemática na Educação Básica, por meio da percepção de alunos do Ensino Médio da rede pública de Santarém-Pará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo exploratória e de levantamento, que utilizou a Teoria da Resposta ao Item - TRI no processo de mensuração da qualidade da prática didático-pedagógica docente e, posteriormente, interpretou qualitativamente a escala de proficiência, dentro da perspectiva pedagógica. Foi desenvolvida por meio de recolha de dados junto a uma amostra de 1.208 estudantes do Ensino Médio, gerando uma escala de proficiência docente dividida em três níveis acumulativos de práticas: I - analisa as avaliações e erros dos alunos; II - realiza trabalhos em grupo e investiga o conhecimento prévio dos estudantes III - oportuniza debates. A escala permite a classificação dos docentes em cada nível, apontando reflexões sobre suas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Edilan de Sant’Ana Quaresma, Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Santarém

Professor Associado da Universidade Federal do Oeste do Pará, lotado no Instituto de Ciências da Educação, Programa de Educação.

Patrícia Sá Batista Coimbra, Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Santarém

Docente do Centro Universitário da Amazônia. Pará.

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Publicado

20/12/2020

Como Citar

QUARESMA, E. de S.; COIMBRA, P. S. B. Análise da prática pedagógica de docentes da matemática na educação básica. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1236–1258, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4994. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4994. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos