A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4998Palavras-chave:
Monitoria. Formação Docente. Universidade. Licenciatura.Resumo
Esse artigo apresenta reflexões acerca da contribuição da monitoria acadêmica para a aprendizagem da docência no ensino superior. Trata-se de resultado de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) desenvolvida entre 2019 e 2020, cujo objetivo foi analisar a importância da monitoria na concepção dos discentes dos cursos de licenciatura no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A metodologia assumida neste trabalho parte da pesquisa qualitativa em educação, tendo como base os apontamentos de Lüdke e André (2013) e Oliveira (2007) que definem a pesquisa qualitativa como interpretativa. Os dados foram levantados por meio de questionário semiestruturado. Os resultados apontam que o programa de monitoria na concepção dos educandos tem sido considerado importante para a formação profissional docente no âmbito do IEAA uma vez que propicia ao discente, apoio pedagógico no âmbito da universidade.
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