A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4998

Palavras-chave:

Monitoria. Formação Docente. Universidade. Licenciatura.

Resumo

Esse artigo apresenta reflexões acerca da contribuição da monitoria acadêmica para a aprendizagem da docência no ensino superior. Trata-se de resultado de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) desenvolvida entre 2019 e 2020, cujo objetivo foi analisar a importância da monitoria na concepção dos discentes dos cursos de licenciatura no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A metodologia assumida neste trabalho parte da pesquisa qualitativa em educação, tendo como base os apontamentos de Lüdke e André (2013) e Oliveira (2007) que definem a pesquisa qualitativa como interpretativa. Os dados foram levantados por meio de questionário semiestruturado. Os resultados apontam que o programa de monitoria na concepção dos educandos tem sido considerado importante para a formação profissional docente no âmbito do IEAA uma vez que propicia ao discente, apoio pedagógico no âmbito da universidade.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Alonso Alves, Universidade federal do Amazonas - UFAM

Professora do magistério Superior na Universidade Federal do Amazonas, Doutora em Educação, membro permanente do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH/UFAM

Felipe Augusto Marques de Freitas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM, Humaitá

Graduado em Ciência - Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

ALVES, M. I. A.; FREITAS, F. A. M. de. A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–13, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.4998. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4998. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos