Pedagogia da Alternância: letramentos na Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5002Palavras-chave:
Educação do Campo. Práticas de letramentos. Pedagogia da Alternância.Resumo
Este artigo objetiva investigar de que forma ocorre a aprendizagem dos letramentos nas aulas de linguagens, quando mediados pela alternância pedagógica. É resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido com turmas do PROEJA de um Instituto Federal de Educação do Norte do Brasil. Optou-se pela abordagem qualitativa, pois esta se preocupa com aspectos da realidade produzida pela interação entre o tempo escola e o tempo comunidade: pedagogia da alternância. Nesse contexto, o levantamento de dados ocorreu por meio da revisão bibliográfica de referências em Educação do Campo: Camilo (2008), Arroyo (2004); dos Letramentos: Soares (2006), (2009) Marcuschi (2001), Rojo; Moura (2012); e da Pedagogia da Alternância: Brambati (2014), Gimonet (1999), e por meio de questionários semiestruturados destinados aos professores de linguagens, coordenador e alunos do PROEJA. No que se refere às práticas de letramentos, confirmou-se que estas só ocorrem de forma significativa, quando os professores compreendem e aplicam a pedagogia da alternância de forma que os gêneros textuais do cotidiano, produzidos no tempo comunidade, dialoguem com as práticas pedagógicas desenvolvidas no tempo escola – questão comprovada nas respostas dos participantes da pesquisa.Downloads
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