Pedagogia da Alternância: letramentos na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5002

Palavras-chave:

Educação do Campo. Práticas de letramentos. Pedagogia da Alternância.

Resumo

Este artigo objetiva investigar de que forma ocorre a aprendizagem dos letramentos nas aulas de linguagens, quando mediados pela alternância pedagógica. É resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido com turmas do PROEJA de um Instituto Federal de Educação do Norte do Brasil. Optou-se pela abordagem qualitativa, pois esta se preocupa com aspectos da realidade produzida pela interação entre o tempo escola e o tempo comunidade: pedagogia da alternância. Nesse contexto, o levantamento de dados ocorreu por meio da revisão bibliográfica de referências em Educação do Campo: Camilo (2008), Arroyo (2004); dos Letramentos: Soares (2006), (2009) Marcuschi (2001), Rojo; Moura (2012); e da Pedagogia da Alternância: Brambati (2014), Gimonet (1999), e por meio de questionários semiestruturados destinados aos professores de linguagens, coordenador e alunos do PROEJA. No que se refere às práticas de letramentos, confirmou-se que estas só ocorrem de forma significativa, quando os professores compreendem e aplicam a pedagogia da alternância de forma que os gêneros textuais do cotidiano, produzidos no tempo comunidade, dialoguem com as práticas pedagógicas desenvolvidas no tempo escola – questão comprovada nas respostas dos participantes da pesquisa.

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Biografia do Autor

Carlos Antônio Andrade Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Castanhal.

Possui graduação em Letras Português e Espanhol pela Faculdade Frassinetti do Recife (2011), Especialização em Docência para a educação profissional, científica e tecnológica pelo IFPA campus Bragança (2017). Atualmente, professor efetivo de Português e espanhol do IFPA campus Castanhal onde também é estudante do Mestrado Profissional em DeseNvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares e desenvolve pesquisas sobre os multiletramentos aplicados a educação do campo.

Miranilde Oliveira Neves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Castanhal.

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa, Especialização em Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, Docência do Ensino Superior, Metodologia da Língua Inglesa e Tutoria em Educação a distância. É Doutora em Educação e professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal ministrando aulas nos ensinos básico, técnico e tecnológico e na pós-graduação lato e stricto sensu. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias de leitura, oficinas de textos, interpretação, produção textual, sequência didática, interculturalidade, trabalho e educação do campo. Já coordenou o Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Foi vencedora de vários Prêmios Nacionais como Construindo a Igualdade de Gênero (CNPq, ONU Mulheres e Ministério da Ciência e Tecnologia) por três vezes e medalhista das Olimpíadas Nacionais da Língua Portuguesa. Atualmente lidera o grupo de pesquisa Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão e colabora com as linhas Aprendizagem e Desenvolvimento da Oralidade e da Escrita e Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Educação na Amazônia. É membro da Associação Brasileira de Linguística, coordenadora de um acordo de cooperação internacional Brasil-Portugal e tem desenvolvido pesquisa sobre Tecnologias Inclusivas para o Ensino Médio e Formação de Professores na Amazônia.

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Publicado

28/12/2020

Como Citar

SILVA, C. A. A.; NEVES, M. O. Pedagogia da Alternância: letramentos na Educação do Campo. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1527–1546, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5002. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5002. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos